A PESOU ISA CIENTÍFICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E DA PRÁXIS EDUCACIONAL NO BRASIL

Authors

  • Luciana Maria Giovanni Hofling Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Abstract

Educação é hoje, no Brasil e no mundo, notícia de primeira página, e o ponto mais comum ataca sempre as péssimas condições do
ensino atual.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DI DIO, Renato A. T., “A pesquisa educacional no Brasil", Revista Pesquisa e Planejamento. SP, v. 16, jan/75, págs. 147 – 158.

JOLY GOUVEIA, Aparecida, “A pesquisa educacional no Brasil: de 1970 para cá’', Caderno de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas, nº 19, págs. 75 – 79, dez/76, pág. 79.

Idem ibidem, pág. 79.

ISQUIERDO MuNOZ, Carlos, ''Considerações para determinar as prioridades da pesquisa educacional na América Latina", Caderno de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas, nº 5, págs. 3 – 17, nov/72, pág. 3.

SCHIEFELBEIN, Ernesto, ’'A comunicação entre os Centros de Pesquisa Educacional'', Caderno de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas, nº 5, págs. 19 – 35, nov/72, pág. 19.

JOLY GOUVEIA, Aparecida, op. cit., págs. 75 – 79.

JOLY GOUVEIA, Aparecida, “Algumas reflexões sobre a pesquisa educacional no Brasil”, Revista Pesquisa e Planejamento, SP, v. 16. jan/75, pág. 139 – 145.

Idem ibidem, pág. 141.

Revista Ciência e Cultura ( SBPC ), nº 236, dez/71, págs. 734 – 758.

DI DIO, Renato A. T.. op. cit., págs. 156 – 157.

Idem ibidem, pág. 147 – 158.

PIRES AZANH A, José Mário. Experimentação Educacional (Uma contribuição para sua análise), S. Paulo, Edart, 1975, pág. 18 e ss.

Idem ibidem, pág. 20.

DI DIO, Renato A. T., op. cit., pág. 150 e JOLY GOUVEIA, Aparecida, HA pesquisa educacional no Brasil”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 55 (122) 209 – 241, abr-jun/71, pág. 216 e ss.

SEN ISE, Paschoal E. A., “A função da pós-graduação na formação de pesquisadores'’, Revista Ciência e Cultura (SBPC) . 23 (6): 40 – 41 . dez/71, pág. 40.

HEGENBERG, L., "Os cursos de Pós-graduação”, Jornal O Estado de São Paulo de 19/9/71, pág. 15.

TR IGUEI RO MENDES, Durmeval, '’Pesquisa e Ensino no Mestrado em Educação", Revista Pesquisa e Planejamento. nº 16. jan/75, págs. 249 – 264.

Idem ibidem, pág. 252.

McCARTHY, M. J., "O Estado e a Pesquisa Educacional“, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (115) , jul-set/69, págs. 22 – 32.

Idem ibidem, pág. 23.

DI DIO, R. A., op. cit., pág. 153.

MIALARET, G., '’Teoria, Prática e Pesquisa em Pedagogia”, in: MIALARET, G. e DEBESSE, M., Tratado das Ciências Pedagógicas, vol. 1, SP, Edusp-Nacional, 1974, págs. 123 – 125.

HUSEN, Torsten, '’Pesquisa e elaboração de uma política educacional”, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (115), jul-set/69. págs. 184–192.

ABREU, Jayme, “Relatório Analítico e Recomendações da IV Conferência Nacional de Educação'’. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (115): 100–107, jul-set/69. pág. 104.

LOPES CORREA. Arlindo, “Pesquisa e Planejamento Educacional’', Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (115): 14–21, jul-set/69, pág. 16.

Idem ibidem, pág. 21.

ABREU, Jayme, “Uma política para a pesquisa educacional no Brasil'’. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (115), jul-set/69, págs. 6–12.

BERGER, M., Educação e Dependência, Porto Alegre, Difel, 1976, 355 págs. e CUNHA, L. Antonio, Educação e Desenvolvimento Social no Brasil, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1975, 291 págs.

AZEVEDO GOLBERG, M. Amélia, '’As contribuições da ciência ao ensino: Mito e antimito’', Caderno de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas. nº 12, págs. 55–59, 1975. pág. 55.

AZEVEDO GOLDBERG, M. Amélia, op. cit., pág. 55.

MIALARET, G., '’As razões da situação atual". in: MIALARET, G. e DEBESSE, M.. op. cit.. pág. 125.

PIAGET, Jean, Para onde vai a educação?, Rio de Janeiro, José Olympia, 1975. pág. 125.

Published

2024-02-23

How to Cite

Giovanni Hofling, L. M. (2024). A PESOU ISA CIENTÍFICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E DA PRÁXIS EDUCACIONAL NO BRASIL. Reflexão, 4(14). Retrieved from https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11610

Issue

Section

Artigos