PARA UMA VISÃO SOBRE “A FILOSOFIA CRÍTICA".
Abstract
A ideia da filosofia, não como um saber último e radicalmente fundado, mas como o pensar radicalmente questionante, opõe-se, na modernidade às tendências pragmatistas e positivistas, cujos procedimentos levam ao ajustamento, ao statu quo, constituindo assim posturas que, às ideologias de dominação, interessa prestigiar. Ideologias cujas construções não podem ultrapassar criticamente o dado, e portanto o já estabelecido, o fático. Situam-se essas posturas a nível do entendimento, permanecendo, assim, subordinadas à suas limitações, que só se tornam aparentes quando se lhes contrapõe o pensar, segundo a divisão sugerida pela perspectiva crítica de Kant e renovada e acentuada na filosofia hegeliana.
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References
(1) JAY, Martin. L'lmagination dialectique. Paris, Payot, 1973.
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(3) HORKHEIMER. ibidem, p. 8.
(4) HORKHEIMER. ibidem, p. 8,
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(9) Idem, ibidem, p. 61.
(10) Idem, ibidem, p. 61.
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(14) Idem, ibidem, p, 175.
(15) Idem, ibidem, p. 169.
(16) Idem, ibidem, p. 169.
(17) Idem, ibidem, p. 175.
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{21) Idem, ibidem, p. 181.
(22) Kant. Critique de la raison pure. Paris, PUF, 1967.
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(33) Idem, ibidem, p. 214.
(34) Idem, ibidem, p. 214.
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