Educação católica, ciências e educação: a urgência do “Instrumentum Laboris” | Catholic education, sciences and education: The urgency of “Instrumentum Laboris”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v43n1a4221

Palavras-chave:

Ciência. Educação. Instrumentum Laboris.

Resumo

O artigo tem como objeto a demonstração da urgência do “Instrumentum Laboris” no debate acerca da ciência e da educação. O problema do artigo consiste na pergunta: há sentido em se trabalhar com o “Instrumentum Laboris” para se colocar a educação no debate com a ciência? Como hipótese, argumentase que a superação de uma ciência fragmentária reivindica uma educação integral, comprometida com o desenvolvimento harmônico das qualidades do ser humano, de modo que o “Instrumentum Laboris” oferece resposta aos tempos atuais sobre ciência e educação. O método consiste em pesquisa bibliográfica e análise documental. Como resultados, destacam-se diversos preceitos educativos do “Instrumentum Laboris”, como o papel da investigação, a formação de professores, o diálogo, a atitude e, fundamentalmente, a coerência. Estes preceitos evidenciam desafios para o desenvolvimento da Educação Católica e também do desenvolvimento da ciência, de modo que se possa ter uma ciência que abarque a dimensão da ética e uma perspectiva antropológica, que dão conta de fazer avançar a vida humana.

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Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Professor Doutor Euryclides, de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2018-10-29

Como Citar

Mendonça, S. (2018). Educação católica, ciências e educação: a urgência do “Instrumentum Laboris” | Catholic education, sciences and education: The urgency of “Instrumentum Laboris”. Reflexão, 43(1), 63–74. https://doi.org/10.24220/2447-6803v43n1a4221