Formação de pastoralista: um exercício

Autores

  • Sérgio Rogério Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião.
  • Valéria Andrade Leal Sagrado Rede de Educação

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4034

Palavras-chave:

Educação. Educação Confessional. Pastoral Escolar.

Resumo

Este artigo é o resultado do projeto Formação de Pastoralista, iniciado em 2014 com a organização de exercícios para tanto, na perspectiva de formação continuada. Esse é um dos três projetos do programa História e Concepções da Educação Religiosa, a partir da História da Educação Religiosa, levando em conta o contexto político, social, tecnológico e cultural. Objetiva-se o desenvolvimento de inovações educacionais para promover reflexões epistemológicas e interdisciplinares, avaliando possibilidades e implicações para a identificação dos diferentes ambientes educacionais, com a intenção de estabelecer referências para a estruturação de uma proposta de formação. O presente estudo, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objetivo explicitar a execução de um programa de formação voltado àqueles que atuam na Pastoral Escolar de instituições de educação básica, a partir de um planejamento que estabeleceu o estudo documental e bibliográfico, visando estabelecer uma proposta para a formação do pastoralista escolar.

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Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião.

Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, Núcleo de Pesquisa, Núcleo Educação Confessional. Rua das Tropas, 141, Guabirotuba, 81520-370, Curitiba, PR, Brasil.

Valéria Andrade Leal, Sagrado Rede de Educação

Sagrado Rede de Educação, Escritório Central, Departamento de Pastoral. Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2018-02-09

Como Citar

Junqueira, S. R., & Leal, V. A. (2018). Formação de pastoralista: um exercício. Reflexão, 42(2), 279–287. https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4034

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre