Concepções do ensino religioso em periódicos: 1901-1995
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3715Palavras-chave:
História do ensino religioso. Periódicos científicos. Publicações.Resumo
Embora a produção científica sobre o Ensino Religioso nas primeiras nove décadas do século XX tenha sido de artigos publicados em periódicos científicos que nos permitiram o estudo e a reflexão para o estabelecimento da compreensão do componente curricular na perspectiva da escola e posteriormente sua relação com a Ciência da Religião como área de referência. Este artigo, resultante de uma pesquisa qualitativa documental sobre produção científica do Ensino Religioso vinculado ao projeto Concepções e Recursos do Ensino Religioso, busca identificar e analisar a construção das compreensões sobre esse componente curricular no cenário brasileiro a partir de diferentes fontes, especificamente os artigos publicados em periódicos classificados como científicos. O reconhecimento pela comunidade científica exige do pesquisador a publicação de suas pesquisas e, para esse fim, paulatinamente se impõe a busca pelas revistas mais bem avaliadas pelos órgãos reguladores e indexadores, para então ocorrer a submissão do artigo. Esta pesquisa analisou artigos publicados no período de 1901 a 1995, localizados na biblioteca do Studium Theologicum, instituição criada em 1932, que dispõe de um acervo significativo de periódicos produzidos ao longo do século XX.
Palavras-chave: História do ensino religioso. Periódicos científicos. Publicações.
Downloads
Referências
BARROS, J.A. O Campo da história. Petrópolis: RJ: Vozes, 2004.
BLANCARTE, R.J. Para entender el estado laico. México: Nostra Ediciones, 2008.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 24 fev. 1891. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm >. Acesso em: 21 dez. 2015.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 17 jul. 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm >. Acesso em: 21 dez. 2015.
BRASIL. Decreto nº 19.941, de 30 de abril de 1931a. Dispõe sobre a instrução religiosa nos cursos primário, secundário e normal. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, Seção 1, 6 maio 1931a, p.7191. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19941-30-abril-1931-518529-publicacaooriginal-1-pe.html >. Acesso em: 21 dez. 2015.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1931b. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao31.htm >. Acesso em: 1 dez. 2015.
BRASIL. Decreto nº 119-A, de 7 de janeiro de 1890. Prohibe a intervenção da autoridade federal e dos Estados federados em materia religiosa, consagra a plena liberdade de cultos, extingue o padroado e estabelece outras providências. Rio de Janeiro: República do Brasil. Coleção de Leis do Brasil: 1890, v.1, p.10. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-119-a-7-janeiro-1890-497484-publicacaooriginal-1-pe.html >. Acesso em: 21 dez. 2015.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 12 ago. 1971. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l5692.htm >. Acesso em: 26 nov. 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em: 29.mar. 2015.
BUFREM, L.S.; GABRIEL JUNIOR, R.F.; GONÇALVES, V. Dez anos de revista Diálogo Educacional (2000-2009): histórico e evolução. Revista Diálogo Educacional, v.10, n.29, p.123-149, 2010.
CHARTIER, R. A história cultural: entre prática e representações. Rio de Janeiro: Fidel, 1990.
CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v.2, p.177-229, 1990.
ERN, E.; AIRES, J. Contribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências. Educação e Realidade, v.32, p.91-108, 2007.
JUNQUEIRA, S. Ensino religioso um processo histórico. In: ALVES, L. Educação religiosa: construção da identidade do ensino religioso e da pastoral escolar. Curitiba: Champagnat, 2002. p.11-112.
LAVILLE. C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LUCA, T. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. et al. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p.111-150.
RODRIGUES, E.; BICCAS, M. Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929-1930). Acta Scientiarum. Education, v.37, n.2, p.151-163, 2015.