Educação e ciência na Universidade Católica: a perspectiva do diálogo entre teologia e ciências naturais
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n2a3270Palavras-chave:
Educação superior, Religião e esfera pública, Teologia e ciências, Universidade CatólicaResumo
O presente artigo, inspirado na Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, sobre a Universidade Católica, examina a relação educação e ciência no diálogo entre teologia e ciências naturais. Propõe, inicialmente, aplicar o conceito de educação formativa (Bildung) como adequado para a Universidade Católica, com o auxílio das reflexões de Habermas sobre o papel da religião na esfera pública e com a categoria de teologia pública interpreta o adjetivo de católica da universidade. Na segunda parte, exemplifica algumas consequências para o exercício da relação entre teologia e ciências recorrendo especialmente às obras que pesquisam a relação entre ciências e religião. Explicita-se, desse modo, a importância da Universidade Católica na sociedade atual por sua contribuição formativa para seus membros e por sua função crítica quanto às ciências na sociedade como um todo.
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