Educação e ciência na Universidade Católica: a perspectiva do diálogo entre teologia e ciências naturais

Autores

  • Erico João Hammes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n2a3270

Palavras-chave:

Educação superior, Religião e esfera pública, Teologia e ciências, Universidade Católica

Resumo

O presente artigo, inspirado na Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, sobre a Universidade Católica, examina a relação educação e ciência no diálogo entre teologia e ciências naturais. Propõe, inicialmente, aplicar o conceito de educação formativa (Bildung) como adequado para a Universidade Católica, com o auxílio das reflexões de Habermas sobre o papel da religião na esfera pública e com a categoria de teologia pública interpreta o adjetivo de católica da universidade. Na segunda parte, exemplifica algumas consequências para o exercício da relação entre teologia e ciências recorrendo especialmente às obras que pesquisam a relação entre ciências e religião. Explicita-se, desse modo, a importância da Universidade Católica na sociedade atual por sua contribuição formativa para seus membros e por sua função crítica quanto às ciências na sociedade como um todo.

 

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Biografia do Autor

Erico João Hammes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Teologia, Departamento de Cultura Religiosa. Av. Ipiranga, 6681, Prédio 5, Sala 407, Partenon, 90619-900, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Hammes, E. J. (2015). Educação e ciência na Universidade Católica: a perspectiva do diálogo entre teologia e ciências naturais. Reflexão, 40(2), 155–166. https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n2a3270