Considerações sobre o lugar da alteridade em Merleau-Ponty
Palavras-chave:
alteridade, comunidade encarnada, experiência , lugar, Merleau-PontyResumo
“Saber obscuro”, vai-e-vem an-árquico e a-teleológico entre as sedimentações históricas, a filosofia empreende um percurso acidentado, descontínuo, em vez de um rumo desimpedido ao apodíctico. Se Merleau-Ponty acaba por lhe encontrar uma “comunidade fenomenológica encarnada”, onde ela se faz polissêmica, é porque a filosofia persegue ao longo das múltiplas clivagens do ser um sentido sem conceito dado a priori. Donde o seu registro em uma particular interioridade, diversa daquela do Ego constituinte: intentionaler Innerlichkeit, segundo a expressão retomada de Husserl, intencionalidade que refere o lugar necessariamente não-simbólico da diferenciação entre as experiências. É em torno desse lugar que se discorrerá aqui, segundo a última filosofia de Merleau-Ponty. Retendo a atenção sobre “nossa ausência na presença e nossa não-coincidência com os outros”, algumas notas de trabalho de Le visible et l’invisible revelam o mundo da experiência sensível como uma “arquitetônica espácio-temporal”: modulação no lugar de cruzamento de suas várias dimensões e sentidos, ela é o que se esgueira entre a visada de um e de outro, sempre mais longe que o lugar aonde se olha, entregue à sua alteridade. Palavras-chave: alteridade, comunidade encarnada, experiência, lugar, Merleau-Ponty.
Downloads
Referências
MERLEAU-PONTY, M.. O visível e o invisível, trad. J.A. Gianotti e A. Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 1992
Signes. Paris: Gallimard, 1960
La prose du monde. Paris: Gallimard 1969
Notes des cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996
Sens et non-sens. Paris: Nagel, 1948
GIL, J. A imagem-nua e as pequenas percepções. Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´'Água Editores, 1996.
BARBARAS, R. De l’être du phénomène. Sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble. Jérôme Millon, 1991.
RICHIR, M. “Communauté, Société et Histoire chez le dernier Merleau-Ponty”. In: Merleau - Ponty. Phénoménologie et expériences. Grenoble: Jérôme Millon, 1992, pp. 7-26.
HAAR, M. La philosophie française entre phénoménologie et méthaphysique. Paris: PUF, 1999.
HEIDSIECK, F. (org.). Recherches sur la philosophie et le langage, nº15 ( “M. Merleau-Ponty. Le philosophe et son langage”). Paris, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Osvaldo Fontes Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.