“Outro sinal no céu”: um “grande dragão vermelho”
Uma leitura de Apocalipse 12,1-18 a partir da teoria do monstruoso
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v50a2025e15488Palavras-chave:
Apocalipse de João, Cultura, Monstro, O Grande Dragão VermelhoResumo
Os monstros constituem uma chave para a compreensão de como as pessoas se definem e explicam a sua existência em relação às demais pessoas num determinado contexto. Considerando isso e partindo de teorias referentes ao monstruoso e de literatura exegética referente ao livro do Apocalipse, esse artigo procura examinar a figura do “grande dragão vermelho” de Apocalipse 12,1-18 da perspectiva da teoria do monstro, como um meio de ler o monstro como forma de demarcar os limites na teologia e concepção de mundo do Apocalipse. Após destacar que, como símbolo, o “grande dragão vermelho” tem uma longa história nas tradições do Oriente Próximo antigo e do mundo greco-romano, o artigo apresenta a descrição do corpo do monstro que figura com destaque no discurso sobre a monstruosidade. Em seus movimentos liminares através da paisagem apocalíptica do livro, o “grande dragão vermelho” move-se também da periferia para o centro. Ao estabelecer o mapa do cosmos com as visões do trono de Deus no seu centro, o Apocalipse delimita as fronteiras entre a sua audiência e o poder vigente, reorientando a perspectiva dela não para o poder vigente, mas “ao que está sentado no trono” através do uso do espaço contestado.
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