EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR
Repensando categorias de conhecimento e práticas educativas
Resumo
Fazer da educação do trabalhador objeto de conhecimento não é algo novo tanto na preocupação quanto na prática de investigação de muitos pesquisadores. Apesar disso, o problema da educação das camadas populares não está resolvido nem esgotado tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto do de sua prática. Nesse sentido, o esforço de se reexaminar a educação do trabalhador, não só é atual como necessário. E é nessa direção que essas reflexões são encaminhadas: pensar a gênese histórica de constituição do problema educação do trabalhador, repensar categorias ou não de intenções pol íticas) .
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Educação e Excluao da cidadania. FAE/UFMG, (mimeo), 1987.
ARROYO, M. G. Na Carona da Burguesia (retalhos da história da democratização do ensino). Educação em Revista. Belo Horizonte, UFMG. (3): jun. 1986.
BEISEGEL, C. R. Estado e Educação Popular. São Paulo: Pioneira, 1974.
BEISEGEL, C. R. Ação Política e Expansão da Rede Escolar. Pesquisa e Planejamento . São Paulo: (8): dezembro. 1964.
BEISEGEL, C. R. Político e Educação Popular. São Paulo. Ática, 1982.
BRANDÃO, C. R. Pensar a Prática: escritos de viagens e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. 29 ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1981 (Col. Primeiros Passos).
EZPELETA, J., ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez: Editora: Autores Associados, 1986.
FÁVERO, O. Cultura Popular e Educação Popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983.
FAZENDA, 1. C. Educação no Brasil Anos 60: o pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1985.
FERNANDES. F. Prefácio ao livro de LIMOEIRO, M. C. Ideologia do Desenvolvimento: Brasil J. K. – J. Q. 2a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.
FRIGOTTO, G. A produtividade da Escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico social capitalista. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1981.
FUKUI, L. F. G., SAMPAIO, E. M. S. e BRIOSCHI, L. R. Escolarização e Sociedade: um estudo dos excluídos da escola. São Paulo: INEP/CERV. 1980.
GAJARDO, M. Educação Popular e Conscientização no meio rural. Educação Rural no Terceiro Mundo: experiências e novas alternativas. (org.) Jorge Wertheim e J. D. Bordenave. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GHIRALDELLI, P. Movimento Operário e Educação Popular na Primeira República. São Paulo: Cadernos de pesquisa: (57): maio 1986.
GHIRALDELLI. P. O “Entusiasmo pela Educação" e o "Otimismo Pedagógico” numa perspectiva dialética. São Paulo: ANDE (9): 1985.
GORZ, A. Técnico, Especialistas e Luta de Classes. A Divisão Capitalista do Trabalho, Lisboa: Iniciativas Editorais, 1976.
HADDAD, S. Escola para o Trabalhador (uma experiência do ensino superior noturno. Da Escola Carente à Escola Possível. São Paulo: Loyola, 1986.
HADDAD. S. Diagnóstico do Ensino Supletivo no Brasil – Período de 1971-1985. São Paulo: CEDI, 1987 (relatório síntese).
HELLER, A. A Filosofia Radial. São Paulo: Brasiliense, 1983.
IANNI, O. A Ditadura do Grande Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
IANNI, O. Estado e Capitalismo: estrutura social e industrialização no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
IBARROLA. M- A Política de Formação para o Trabalho: quatro desafios para investigação educativa. Avaliação em Educação de Adultos: temas e discussões. Rio de Janeiro: MOBRAL/OREALC, 1984.
KARTCHEVSKY, A. (et al.). O Sexo do Trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
KUENZER, A. Z. Pedagogia da Fábrica. São Paulo. Cortez Editores: Autores Associados. 1985.
LETTIERE, A- Notas sobre as qualificações, a escola e os horários de trabalho. A Divido Capitalista do Trabalho. Lisboa: Iniciativas Editorais, 1976.
LOVISOLO. H. Escola e Família: constelação imperfeita. Ciência Hoje: (6): 31, maio, 1987.
MARTINS, J. S. Valorização da Escola e do Trabalho no Meio Rural. Debate e Crítica. São Paulo, (2), Jan-Jun. 1974.
MARX, O 18 Brumário de Luis Bonaparte, Coleção “Os Pensadores". 2ª ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978.
NORONHA, O. M. De Camponesa a Madame: trabalho feminino e relações de saber no meio rural. São Paulo: Loyola. 1986.
NORONHA, O. M. e FAGUNDES, J. l. Desqualificação do Professor: questão pedagógica ou histórica? Educação em Revista. Belo Horizonte: UFMG: (4), 1986.
O’DONNEL, G. Anotações para uma Teoria do Estado II. Revista Cultura e Política. Rio de Janeiro: (4): CEDEC/Paz e Terra, Fev. Abr. 1981.
PAIVA. Vanilda P. Educação Popular e Educação de Adultos, 2ª ed., São Paulo: Edições Loyola, 1983.
PANZIERO, R. Sobre a utilização capitalista das máquinas. A Divido Capitalista do Trabalho. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1976.
PRAXEDES, Lourdes. A problemática dos cursos de suplência no Estado de São Paulo: legislação e prática. In: HADDAD, S. (coord.) Diagnóstico do Ensino Supletivo no Brasil. Período de 1971-85. São Paulo: CEDI, 1987.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 6ª ed., São Paulo: Moraes, 1986.
SAVI ANI, D. Análise Crítica da Organização Escolar Brasileira através das leis 5.540/68 e 5.692/71. Educação Brasileira Contemporânea: organização e funcionamento. W. E. Garcia (org.) São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
SAVI ANI, D. Educação : do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1980.
SMITH, A. A Riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983 vol. II. Col. "Os Economistas".
TRONTI, M. Operários e Capital. Porto: Edições Afrontamento, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olinda Maria NORONHA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.