PARA UMA VISÃO SOBRE “A FILOSOFIA CRÍTICA".
Resumo
A ideia da filosofia, não como um saber último e radicalmente fundado, mas como o pensar radicalmente questionante, opõe-se, na modernidade às tendências pragmatistas e positivistas, cujos procedimentos levam ao ajustamento, ao statu quo, constituindo assim posturas que, às ideologias de dominação, interessa prestigiar. Ideologias cujas construções não podem ultrapassar criticamente o dado, e portanto o já estabelecido, o fático. Situam-se essas posturas a nível do entendimento, permanecendo, assim, subordinadas à suas limitações, que só se tornam aparentes quando se lhes contrapõe o pensar, segundo a divisão sugerida pela perspectiva crítica de Kant e renovada e acentuada na filosofia hegeliana.
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Referências
(1) JAY, Martin. L'lmagination dialectique. Paris, Payot, 1973.
(2) HORKHEIMER, ibidem. p. 8.
(3) HORKHEIMER. ibidem, p. 8.
(4) HORKHEIMER. ibidem, p. 8,
(5) JAY, Martin. idem, ibidem, p. 60.
(6) Cf. TOSEL. André. Le Dêveloppement du marxisme en Europe Occidentale, depuis 1917 in Histoire de la Philosophie. Pléiade, Paris, Gallimard, 1973.
(7) Idem, ibidem, p. 923
(8) Idem, ibidem, p. 978.
(9) Idem, ibidem, p. 61.
(10) Idem, ibidem, p. 61.
(11) HORKHEIMER, Mas. Eclipse de la raison, Paris, Payot, 1974, p. 168.
(12) Idem, ibidem, p. 174.
(13) Idem, ibidem, p. 175.
(14) Idem, ibidem, p, 175.
(15) Idem, ibidem, p. 169.
(16) Idem, ibidem, p. 169.
(17) Idem, ibidem, p. 175.
{18) Idem, ibidem, p. 177, 178.
(19) Idem, ibidem, p.
{20) Idem, ibidem, p. 181.
{21) Idem, ibidem, p. 181.
(22) Kant. Critique de la raison pure. Paris, PUF, 1967.
(23) Idem, ibidem, p. 538.
(24) Idem, ibidem, p. 919.
(25) Idem, ibidem, p. 913.
(26) Idem, ibidem, p. 914.
(27) Idem, ibidem, p. WI.
(28) MARCUSE, L'Eclipse de la Raison, p. 30.
(29) Idem, ibidem, p. 186.
(30) Idem, ibidem, p. 72.
(31) Idem, ibidem, p. 188.
(32) BLOCH, Ernst. L'Esprit de l’Utopie. Paris, Gallimard, 1977, p. 218.
(33) Idem, ibidem, p. 214.
(34) Idem, ibidem, p. 214.
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