“Futebol moderno”: o posicionamento de times de futebol contra a homofobia
DOI:
https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4753Palavras-chave:
Futebol. Instagram. Homofobia.Resumo
As novas tecnologias de informação permitem novas formas de interação entre usuários e produção de conteúdo, diversificando sua divulgação. Prova disso são as redes sociais digitais em que se divulgam marcas e ideias, permitindo maior interação entre os internautas. O presente artigo busca analisar como o combate à homofobia está sendo trabalhado nas redes por times de futebol brasileiros, a partir de campanhas e da recepção do público pelos comentários. Para tanto, foram consideradas as características contra-hegemônicas permitidas com o avanço da Internet e as interações permitidas no ciberespaço como importante fator de formação identitário. Reconheceu-se a relevância de campanhas contra homofobia em espaços destinados ao futebol, principalmente porque este é um esporte que contribui para a reprodução de preconceitos relacionados à masculinidade. No entanto, a partir das análises, pode-se perceber que grande parte da recepção dessas campanhas ainda produz em favor da manutenção de preconceitos enraizados na cultura do futebol.
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