Tipografia e a prática do ensino no curso Design Gráfico | Typography and the teaching practice in graphic design courses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n1a4511

Palavras-chave:

Design gráfico, Lettering, Tipografia, Tipos latinos.

Resumo

Neste artigo, é apresentado o processo de ensino da Tipografia no curso Design Gráfico como prática para formar o senso crítico do aluno como designer tipográfico. Apresenta-se o universo que envolve a origem, a formação, as configurações e os processos de reprodução gráfica, para auxiliar o estudo da forma e a contraforma do caractere. É fundamental pesquisar e desenhar para educar a leitura crítica da anatomia, transferindo esse entendimento para o desenho do alfabeto na produção de vetores. Entende-se, na
conclusão, que o aprendizado do aluno tem avanços consistentes durante o processo, porém, ainda segmentado, ele responde às demandas do grupo e profissionais nos mais distintos suportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Luis da Costa, Universidade Senac.

Universidade Senac | Departamento de Design | Faculdade de Design Gráfico

Referências

BAER, L. Produção gráfica. São Paulo: Senac, 1995.

FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. p.80.

HIGOUNET, C. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola, 2003. p.9.

SAMARA, T. Manual prático para o uso de tipos no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011. p.80-88.

SILVA, C. Produção gráfica: novas tecnologias. São Paulo: Pancrom, 2008.

WEINGART, W. Como se faz tipografia suíça? São Paulo: Edições Rosari, 2004.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Costa, T. L. da. (2019). Tipografia e a prática do ensino no curso Design Gráfico | Typography and the teaching practice in graphic design courses. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 2(1), 81–91. https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n1a4511