Uma manhã no ateliê de gravura

Autores/as

  • Luise Weiss Instituto de Artes (IA) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5008

Palabras clave:

Gravura. , Impressão. , Memória., Tempo.

Resumen

 Uma manhã no ateliê de gravura constitui-se num ensaio de reflexões e pensamentos ocorridos no ateliê de gravura do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, onde leciono. Observando a silhueta das prensas contra a luz forte vinda de fora, às 8 horas da manhã, antes dos alunos aparecerem, diversos pensamentos surgiram, guiados pelo eixo: gravura, as prensas, os equipamentos que constituem o ateliê e registros do tempo presente no meio de um mundo em rápida transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luise Weiss, Instituto de Artes (IA) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas no Instituto de Artes na área de Gravura. Atuou como Professora nas áreas de Gravura e Desenho da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase na gravura, pintura, fotografia e desenho. Em 2006 realizou a Livre-docência na Unicamp, com o trabalho intitulado: Saga: uma trajetória. Em 2015 apresentou o memorial como título Nos Veios da Madeira, obtendo a titularidade junto ao Departamento de Artes Visuais - Instituto de Artes da UNICAMP. É natural de São Paulo, onde reside e possui atelier. No Instituto de Artes da Unicamp leciona na Graduação e Pós-Graduação, orientando mestrados e doutorados na área de Poéticas Visuais. Realiza exposições nacionais e internacionais e produz ilustrações e projetos gráficos, além de livros-objetos e livros-de-artista. Participou de vivências artísticas na Alemanha e Polônia, cujas pesquisas visuais são incorporadas na produção artística. Publicou um livro pela Imprensa Oficial intitulado: No Mar... (2012), reunindo gravuras, fotografias e pinturas que incorporaram a exposição Passagens, no MASP em 2010.

Citas

BUTI, Marco; LETYCIA, Anna. Gravura em Metal. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2002.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditação da Técnica. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1963.

ROBB, Alexander. Alquimia e Misticismo. Ed. Taschen, 1997.

SENNET, Ricahrd. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.

SUBIRATS, Eduardo. Da Vanguarda ao Pós-Moderno. São Paulo: Editora Nobel, 1986.

Publicado

2021-10-05

Cómo citar

Weiss, L. (2021). Uma manhã no ateliê de gravura. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5008

Número

Sección

Dossiê Tradição e Ruptura: Pesquisas e Práticas da Arte Impressa Contemporânea