Diagrama da impressão e suas conexões com a palavra e a imagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4986

Palabras clave:

Continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações na gravura. Gravura no campo ampliado

Resumen

O presente artigo propõe uma discussão sobre a arte impressa, a partir de um diagrama da impressão, que parte da sua gênese na natureza até o seu desenvolvimento na arte na contemporaneidade. O diagrama estrutura-se a partir dos seguintes fatores: o anacronismo da impressão; continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações e o campo ampliado da gravura, temas que a autora já está pesquisando e no qual tem se aprofundando há algum tempo. Dentre os momentos de ruptura que mais afetaram a gravura e a arte impressa, destacam-se: o desenvolvimento da imprensa no ocidente; a invenção e o desenvolvimento da fotografia; a revolução/ proliferação digital. O diagrama aborda ainda o princípio comum da impressão, da palavra e da imagem, e sua vinculação desde a pré-história até o Renascimento, quando ocorre uma primeira ruptura entre a palavra e a imagem, que afetará também a gravura. Essa relação palavra/imagem será retomada no final do século XIX e início do século XX no trabalho de artistas e poetas que explorarão esse diálogo muitas vezes através de processos gráficos, diluindo a hierarquização entre palavra e imagem e retomando, dessa forma, antigos vínculos entre elas, ressaltando o caráter visual da escrita. Isso será registrado no diagrama, indicando e explorando as relações e entrecruzamentos entre palavra e imagem, através do seu diálogo cada vez mais íntimo na arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas

Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG, artista e pesquisadora. Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG (2000) e Mestre (Master of Fine Arts - MFA) pelo Pratt Institute, New York, EUA (1984). Bacharel em Belas Artes pela EBA/UFMG (1978). Pós-doutorado pela Indiana University, EUA (2009). Coordena o grupo de pesquisa CALIGRAFIAS E ESCRITURAS. Atua na área das Interartes, com ênfase nas Artes Plásticas (Gravura), Teoria, Crítica e História da Arte. É membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG que ajudou a fundar, desde 2001. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da IAWIS - International Association of Word and Image Studies. Foi Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2015 - 2016). Tem exposto sua produção artística no Brasil e no exterior. Publica livros e artigos sobre suas pesquisas, em jornais e revistas acadêmicas nacionais e internacionais.

Citas

Christin, A. M. (org.). A history of writing: from hieroglyph to multimedia. Paris: Flammarion, 2002.

Didi-Huberman, G. La ressemblance par contact: archéologie, anachronisme et modernité de l’empreinte. Paris: Minuit, 2008.

Morley, S. Writing on the wall: Word and image in modern art. Berkeley: University of California Press, 2003.

Veneroso, M. C. F. Caligrafias e escrituras: diálogo e intertexto no processo escritural nas artes no século XX. Belo Horizonte: C/Arte, 2012a.

Veneroso, M. C. F. O campo ampliado da gravura: suas interseções e contrapontos com a escrita e a imagem no contexto da arte contemporânea. Revista Porto Arte, v. 32, p. 85-102 2012b.

Veneroso, M. C. F. Diagrama completo impressão/palavra/imagem. Belo Horizonte: [s. n.], 2012c. Disponível em: http://diagrama.cacaufreitas.com/1/. Acesso em: 20 out. 2020.

Veneroso, M. C. F. O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações. Art Research Journal, v. 1, n. 1, p. 171-183, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/ view/5275/4339. Acesso em: 10 jun. 2020.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Veneroso, M. do C. de F. (2021). Diagrama da impressão e suas conexões com a palavra e a imagem. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4, 1–14. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4986

Número

Sección

Dossiê Tradição e Ruptura: Pesquisas e Práticas da Arte Impressa Contemporânea