Gravura e gráfica: reflexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4974

Palabras clave:

Gráfica. Gravura. Estética. Fotografia.

Resumen

O artigo propõe uma abordagem estética da gravura e da gráfica de estampa a partir de questões relativas à gravura em metal oriundas da experiência artística da autora. Reivindica o encavo ou incisão como ato primeiro desse tipo de gráfica artística, constituindo uma primeira imagem que se torna gráfica pela estampa, como imagem de outra imagem, índice e variante. A gravura de encavo (e de relevo) dilacera a matéria e pode ser compreendida como uma topografia da superfície, agindo na epiderme da massa no situs do confronto entre massa interna e espaço. A estampa registra esse instante, transformando-se em uma topografia da luz e da sombra rediviva no molde de papel. O artigo traça, ainda, paralelos com a estética da fotografia, notadamente a partir de François Soulages, entre outros. Finaliza situando breves questões do campo geral da gráfica, ou gráfica ampliada, incluindo os processos industriais e pós-industriais. Este artigo envolve reflexões inéditas realizadas desde 1995, aproximadamente.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laurita Ricardo de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Departamento de Artes

Artista e pesquisadora na área  Grafica  e Arte e Tecnologia. Professora Associada II no  Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Departamento de Artes/CCHLA/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Laboratório 10 Dimensões em parceria com o Media Lab/UFG. Pós-doutora pelo Media Lab/UFG/ Universidade Federal de Goiás em 2018. Ganhou a Bolsa Vitae de Artes 1998.

Citas

Bachelard, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Bachelard, G. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Bachelard, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Bachelard, G. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Costella, A. Introdução à gravura e à sua história. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984.

Didi-Huberman, G. La ressemblance par contact. Archéologie, anachronisme et modernité de l’empreinte. In: Didi-Huberman, G. (ed.). L’Empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997. p. 15-192.

Flocon, A. Traité du burin. Genebra: Pierre Cailler, 1954.

Focillon, H. A vida das formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

Geimer, P. Image as a trace: speculations about an undead paradigm. Brown University and differences: Journal of Feminist Cultural Studies, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2007. Available from: https://ethz.ch/content/dam/ethz/special-interest/gess/wiss-dam/documents/publikationen/2007_Geimer- Image_as_Trace.pdf. Cited: Mayo 22, 2020.

Hayter, S. W. New ways of gravure. London: Oxford University, 1966.

Kim-Cohen, S. In the blink of an ear-toward a non-cochlear sonic art. New York: Continuum International Publishing Group Inc, 2009.

Leroi-Gourhan, A. Evolução e técnicas: homem e a matéria. Lisboa: Edições 70, 1984.

Machado, A. A arte do vídeo. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Maciel, A. L. S. Feridas sob(re) a pele: cartografia das afecções sobre um corpo migrante em João Pessoa. In: XXVII Encontro da Anpap, 27., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: UNESP, 2018. p. 2648-2662.

Marin, L. “L’Être de l’image et son efficace”. In: Martin, L. Des pouvoirs de l’image Gloses. Paris: Éditions du Seuil, 1993.

Peirce, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

Salles, L. R. Gravura e Gráfica: matéria fendida, vestígio do corte. Natal: UFRN, 2010. (Material não-publicado).

Soulages, F. A estética da fotografia-perda e permanência. São Paulo: SENAC, 2010.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Salles, L. R. de. (2021). Gravura e gráfica: reflexões. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4, 1–11. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4974

Número

Sección

Dossiê Tradição e Ruptura: Pesquisas e Práticas da Arte Impressa Contemporânea