Expressões do múltiplo: poéticas da contaminação | Expressions of multiple: Poetics of contamination

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n1a4178

Palabras clave:

Arte contemporânea. Mestiçagem. Múltiplos. Processos de criação.

Resumen

Apresentação e considerações sobre uma seleção de atividades recentes decorrentes de pesquisas vinculadas ao grupo de pesquisa “Expressões do Múltiplo: Imagens e meios reprodutivos de criação”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O grupo reúne estudantes e pesquisadores em torno da criação e reflexão sobre procedimentos técnicos de vídeo, da fotografia, da gravura, entre outros, pontuando diferentes enfoques de artistas frente à reprodutibilidade; questões envolvendo possibilidades do múltiplo e do único; e processos mecânicos, manuais e digitais. Entre outras atividades, o grupo participou e/ou coordenou projetos como “Rhinos are coming” e “Rhinocerus 2015”, que buscaram evocar a célebre representação do rinoceronte Ganda, realizada em xilogravura por Albrecht Dürer, que se tornou uma imagem icônica na história da cultura e das artes gráfcas, em diálogo com produções contemporâneas. O grupo também promoveu as exposições individuais “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas” e “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, colocando em pauta e valorizando dois importantes acervos de artistas gaúchas estreitamente vinculadas à gravura. Também foi promovida a exposição coletiva “Expressões do Múltiplo”, com obras de integrantes do grupo de pesquisa. Em paralelo às exposições, foram organizados ciclos de palestras sobre o múltiplo. Parte da produção textual decorrente destas palestras serviu de base para publicações, notadamente o dossiê Expressões do Múltiplo: Práticas Interdisciplinares da Revista Porto Arte e o livro Experimentações Gráficas de Nilza Haertel: Recorte de um Acervo da Editora Marcavisual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maristela Salvatori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Instituto de Artes | Departamento de Artes Visuais | R. Sr. dos Passos, 24, Centro, 90020-180, Porto Alegre, RS, Brasil |

Citas

BOURRIAUD, N. Pós-Produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BURY, S. Artists’ multiples: 1935-2000. Aldershot: AshAshgate, 2001.

CATTANI, I. (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

CHERIX, C. et al. Print/Out: 20 years in print. New York: Museum of Modern Art, 2012.

MUTRAN PEREIRA, F. Pretérito imperfeito de territórios móveis: fragmentos de autorretratos fotográficos em rede. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SALVATORI, M.; KANAAN, H. (Org.). Experimentações gráfi cas de Nilza Haertel: recorte de um acervo. Porto Alegre: Marcavisual, 2018.

SOUSA, M. et al. In pure print paper. Porto: FBAUP, 2016.

Publicado

2018-11-28

Cómo citar

Salvatori, M. (2018). Expressões do múltiplo: poéticas da contaminação | Expressions of multiple: Poetics of contamination. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 1(1), 22–33. https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n1a4178