Os impactos da midiatização na relação entre o futebol brasileiro, a cultura e a sociedade | The impact of mediatization on the relationship between brazilian football, culture and society

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4078

Palabras clave:

Futebol. Mídia. Midiatização.

Resumen

Este artigo visa refletir sobre os impactos que a Teoria da Midiatização e, posteriormente, sua aplicação traz ao universo do futebol e como esta modifica as relações que este possui com as demais instituições sociais, principalmente a cultura e sociedade brasileiras. O conceito de midiatização utilizado é a “Teoria da Midiatização da Cultura e da Sociedade” de Stig Hjarvard de 2014, considerada neste trabalho como o fio condutor das relações entre futebol e os campos sociais citados. As relações estabelecidas com a cultura e sociedade brasileiras são tomadas a partir do estudo de autores que fazem uma revisão histórica do futebol no Brasil, bem como suas implicações sociais.

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Biografía del autor/a

Danilo Fontanetti Christofoletti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Centro de Linguagem e Comunicação | Programa de Pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte | Campinas, SP, Brasil.

Márcia Eliane Rosa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Centro de Linguagem e Comunicação | Programa de Pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte | Campinas, SP, Brasil | R. Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Christofoletti, D. F., & Rosa, M. E. (2018). Os impactos da midiatização na relação entre o futebol brasileiro, a cultura e a sociedade | The impact of mediatization on the relationship between brazilian football, culture and society. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 1(2), 127–139. https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4078