Palco, pixel e pandemia

Estratégias de remediação do Teatro Zoom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v5e2022a6506

Palavras-chave:

Plataforma, Affordances, Hipermediação, Imediação, Videochamada

Resumo

Desde março de 2020, a pandemia da COVID-19 vem afetando, globalmente, inúmeras áreas da vida humana, incluindo aquelas pertencentes à cultura. Os necessários protocolos de distanciamento e isolamento sociais para conter a disseminação do vírus provocaram, por exemplo, fechamento das salas de teatro ao redor do mundo; mas também incentivaram a experimentação de espetáculos baseados em tecnologias digitais. Considerando a conjuntura mundial articulada em reação à pandemia do novo coronavírus e a consequente migração de artistas teatrais de palcos físicos para palcos virtuais, o presente estudo objetiva analisar como a ressignificação dos elementos e funcionalidades da plataforma de videoconferências Zoom motivaram uma nova reconfiguração de três das cinco constituintes teatrais: público, texto e tempo. Para empreender tal percurso, partiremos da revisão bibliográfica da teoria das affordances e da teoria da remediação e aplicaremos tais conceitos à análise de duas peças: “Caso Cabaré Privê” e “Onde Estão as Mãos, Esta Noite?”. Em seguida, a partir dos estudos de caso, buscaremos estabelecer não só como as tecnologias midiáticas são fundamentais para a prática teatral, como também o teatro desenvolvido durante a pandemia reflete diretamente a conjuntura externa – pandêmica e “platafórmica” – que o alicerça.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Furtado, R. G. (2022). Palco, pixel e pandemia: Estratégias de remediação do Teatro Zoom. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 5, 1–10. https://doi.org/10.24220/2595-9557v5e2022a6506

Edição

Seção

Artigos