Gravura e gráfica: reflexões
DOI:
https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4974Palavras-chave:
Gráfica. Gravura. Estética. Fotografia.Resumo
O artigo propõe uma abordagem estética da gravura e da gráfica de estampa a partir de questões relativas à gravura em metal oriundas da experiência artística da autora. Reivindica o encavo ou incisão como ato primeiro desse tipo de gráfica artística, constituindo uma primeira imagem que se torna gráfica pela estampa, como imagem de outra imagem, índice e variante. A gravura de encavo (e de relevo) dilacera a matéria e pode ser compreendida como uma topografia da superfície, agindo na epiderme da massa no situs do confronto entre massa interna e espaço. A estampa registra esse instante, transformando-se em uma topografia da luz e da sombra rediviva no molde de papel. O artigo traça, ainda, paralelos com a estética da fotografia, notadamente a partir de François Soulages, entre outros. Finaliza situando breves questões do campo geral da gráfica, ou gráfica ampliada, incluindo os processos industriais e pós-industriais. Este artigo envolve reflexões inéditas realizadas desde 1995, aproximadamente.
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