“Futebol moderno”: o posicionamento de times de futebol contra a homofobia

Autores

  • Anselmo Penha Feitosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital http://orcid.org/0000-0002-9704-8996
  • Marco Túlio Pena Câmara Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. http://orcid.org/0000-0001-5171-479X

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4753

Palavras-chave:

Futebol. Instagram. Homofobia.

Resumo

As novas tecnologias de informação permitem novas formas de interação entre usuários e produção de conteúdo, diversificando sua divulgação. Prova disso são as redes sociais digitais em que se divulgam marcas e ideias, permitindo maior interação entre os internautas. O presente artigo busca analisar como o combate à homofobia está sendo trabalhado nas redes por times de futebol brasileiros, a partir de campanhas e da recepção do público pelos comentários. Para tanto, foram consideradas as características contra-hegemônicas permitidas com o avanço da Internet e as interações permitidas no ciberespaço como importante fator de formação identitário. Reconheceu-se a relevância de campanhas contra homofobia em espaços destinados ao futebol, principalmente porque este é um esporte que contribui para a reprodução de preconceitos relacionados à masculinidade. No entanto, a partir das análises, pode-se perceber que grande parte da recepção dessas campanhas ainda produz em favor da manutenção de preconceitos enraizados na cultura do futebol.

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Biografia do Autor

Anselmo Penha Feitosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Membro do grupo de pesquisa Comunidata (PUC-SP).

Marco Túlio Pena Câmara, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Feitosa, A. P., & Câmara, M. T. P. (2020). “Futebol moderno”: o posicionamento de times de futebol contra a homofobia. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 3, 1–14. https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4753

Edição

Seção

Dossiê: “Interdisciplinaridade, tecnologia e culturas ativistas”