O Porto como lugar de passagem: "Confluência das águas" | The Port as a place of passage: “Confluence of waters"

Autores

  • Bernadette Maria Panek Universidade Estadual do Paraná
  • Sandra Maria Correia Favero Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n1a4524

Palavras-chave:

Convergência de águas, Gravura, Grupo de trabalho, Pure Print Porto Alegre, Brasil.

Resumo

Este artigo tem por meta pensar e discorrer sobre as passagens no evento Pure Print Porto Alegre, Brasil, novembro de 2018, acontecido no Instituto de Artes na Universidade do Rio Grande do Sul. O evento se configurou como intercâmbio de investigações artísticas, o qual teve como princípio norteador o Guaíba. Propõe-se o conceito geográfico de porto como lugar de troca enquanto envolve o ato de entregar para receber. Com a proposta da convergência de águas, o encontro evidencia uma estratégia através da experiência das contaminações, uma vez que propõe limites e dificuldades. Este artigo parte dos conceitos
apresentados por Roland Barthes sobre o Viver-Junto. Além disso, cita alguns princípios das pesquisas voltadas à arte relacional propostas na Universidade do Estado de Santa Catarina pelo professor José Luiz Kinceler e seus alunos, e faz menção às ideias trazidas por Peter Pál Pelbert sobre a cartografia da grupalidade, quando ele discorre sobre a formação de grupos de trabalho, cujo elo, aqui, seria a área da imagem impressa que parte do modo tradicional de elaboração da gravura, porém chega às subversões naquilo que cada artista busca como imagem. Dez artistas professoras de artes visuais propõem um trabalho em grupo, cada uma mantendo suas particularidades na apresentação das pesquisas que lhe competem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadette Maria Panek, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná | Centro de Artes | Colegiado de Artes Visuais

Sandra Maria Correia Favero, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina | Centro de Artes

Referências

ALMOZARA, P. (Foto)gráfica: cotejamento, provocação e subterfúgio. Pós, v.5, n.9, p.28-40, 2015. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/252/141>. Acesso em:18 fev. 2019.

BARTHES, R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.12.

FAVERO, S.C. Percurso Gráfico. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 22., 2013, Belém. Anais [...]. Belém: ANPAP, 2013. p.2724.

GENNA, F. Alcuni aspectti dell’incisione sostenibile. In: SALVATORI, M. (Org.). Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre, Brasil. Porto Alegre: Marca Visual, 2019. p.30.

KANAAN, H. Impressões, acúmulos e rasgos: procedimentos litográficos e alguns desvios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. p.171.

KINCELER, J.L.; SIMONETTI, M.; SICURO, F. Vinho saber: uma proposta de arte relacional em sua forma complexa. In: ENCONTRO NACIONAL DA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS: DINÂMICAS EPISTEMOLÓGICAS EM ARTES VISUAIS, 16., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2007. p.1399.

MORENO, M.A. (Coord.). Recolectoras: LAMP [04} caderno sobre el libro. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2017. p.19-115.

OLIVEIRA, A.M. Informações entre interfaces híbridas de imagens técnicas. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, v.23, n.38, p.1-9, 2018. http://dx.doi.org/10.22456/2179-8001.75516

PELBART, P.P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. [S.l.]: Desarquivo, 2008. p.1-8. Disponível em: <https://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf>. Acesso em: 2fev. 2019.

SALVATORI, M.; RAMOS, P. Uma conversa de Maristela Salvatori com Paula Ramos. In: CATTANI, A. (Org.). Terramarear. Porto Alegre: Marca Visual, 2018. v.1, p.19-74.

SALVATORI, M. (Org.). Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre 2018. Porto Alegre: Marca Visual, 2019. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=pCKgDwAAQBAJ&lpg=PP1& dq=inauthor%3A%22Maristela%20Salvatori%22&hl=pt-BR&

pg= PP2#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 3 fev. 2019.

SOUSA, M.R.P. Reter o breve: de casas que brotam, desenhos que proliferam e coletas que tocam o tempo. 2016. 183f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. f.19. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/1 58049>. Acesso em: 12 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Panek, B. M., & Favero, S. M. C. (2019). O Porto como lugar de passagem: "Confluência das águas" | The Port as a place of passage: “Confluence of waters". Pós-Limiar | Título não-Corrente, 2(1), 51–64. https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n1a4524

Edição

Seção

Dossiê: Imagem impressa e as potências da gráfica contemporânea