Expressões do múltiplo: poéticas da contaminação | Expressions of multiple: Poetics of contamination

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n1a4178

Palavras-chave:

Arte contemporânea. Mestiçagem. Múltiplos. Processos de criação.

Resumo

Apresentação e considerações sobre uma seleção de atividades recentes decorrentes de pesquisas vinculadas ao grupo de pesquisa “Expressões do Múltiplo: Imagens e meios reprodutivos de criação”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O grupo reúne estudantes e pesquisadores em torno da criação e reflexão sobre procedimentos técnicos de vídeo, da fotografia, da gravura, entre outros, pontuando diferentes enfoques de artistas frente à reprodutibilidade; questões envolvendo possibilidades do múltiplo e do único; e processos mecânicos, manuais e digitais. Entre outras atividades, o grupo participou e/ou coordenou projetos como “Rhinos are coming” e “Rhinocerus 2015”, que buscaram evocar a célebre representação do rinoceronte Ganda, realizada em xilogravura por Albrecht Dürer, que se tornou uma imagem icônica na história da cultura e das artes gráfcas, em diálogo com produções contemporâneas. O grupo também promoveu as exposições individuais “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas” e “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, colocando em pauta e valorizando dois importantes acervos de artistas gaúchas estreitamente vinculadas à gravura. Também foi promovida a exposição coletiva “Expressões do Múltiplo”, com obras de integrantes do grupo de pesquisa. Em paralelo às exposições, foram organizados ciclos de palestras sobre o múltiplo. Parte da produção textual decorrente destas palestras serviu de base para publicações, notadamente o dossiê Expressões do Múltiplo: Práticas Interdisciplinares da Revista Porto Arte e o livro Experimentações Gráficas de Nilza Haertel: Recorte de um Acervo da Editora Marcavisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Salvatori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Instituto de Artes | Departamento de Artes Visuais | R. Sr. dos Passos, 24, Centro, 90020-180, Porto Alegre, RS, Brasil |

Referências

BOURRIAUD, N. Pós-Produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BURY, S. Artists’ multiples: 1935-2000. Aldershot: AshAshgate, 2001.

CATTANI, I. (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

CHERIX, C. et al. Print/Out: 20 years in print. New York: Museum of Modern Art, 2012.

MUTRAN PEREIRA, F. Pretérito imperfeito de territórios móveis: fragmentos de autorretratos fotográficos em rede. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SALVATORI, M.; KANAAN, H. (Org.). Experimentações gráfi cas de Nilza Haertel: recorte de um acervo. Porto Alegre: Marcavisual, 2018.

SOUSA, M. et al. In pure print paper. Porto: FBAUP, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Salvatori, M. (2018). Expressões do múltiplo: poéticas da contaminação | Expressions of multiple: Poetics of contamination. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 1(1), 22–33. https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n1a4178