Os impactos da midiatização na relação entre o futebol brasileiro, a cultura e a sociedade | The impact of mediatization on the relationship between brazilian football, culture and society

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4078

Palavras-chave:

Futebol. Mídia. Midiatização.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre os impactos que a Teoria da Midiatização e, posteriormente, sua aplicação traz ao universo do futebol e como esta modifica as relações que este possui com as demais instituições sociais, principalmente a cultura e sociedade brasileiras. O conceito de midiatização utilizado é a “Teoria da Midiatização da Cultura e da Sociedade” de Stig Hjarvard de 2014, considerada neste trabalho como o fio condutor das relações entre futebol e os campos sociais citados. As relações estabelecidas com a cultura e sociedade brasileiras são tomadas a partir do estudo de autores que fazem uma revisão histórica do futebol no Brasil, bem como suas implicações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Fontanetti Christofoletti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Centro de Linguagem e Comunicação | Programa de Pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte | Campinas, SP, Brasil.

Márcia Eliane Rosa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Centro de Linguagem e Comunicação | Programa de Pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte | Campinas, SP, Brasil | R. Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, SP, Brasil.

Referências

DAMATTA, R. (Org.). Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. p.21-22.

DAMO, A.S. O Espetáculo das identidades e alteridades. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.23-55.

FRANCO JUNIOR, H. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FRANCO JUNIOR, H. Futebol, sociedade e cultura: apontamentos a título de conclusão. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.366-383.

GUEDES, S.L. A dádiva e os diálogos identitários através das Copas do Mundo no Brasil. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.57-69.

GUTERMAN, M. O futebol explica o Brasil. São Paulo: Contexto, 2009. p.52.

HJARVARD, S. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014. p.14.

HOCHMÜLLER, H.L.S. O futebol brasileiro frente diferentes perspectivas. Efdeportes, v.16, n.157, 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd157/o-futebol-brasileiro-frente-diferentesperspectivas.htm>. Acesso em: 20 set. 2017.

MATTELART, A. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2005.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Christofoletti, D. F., & Rosa, M. E. (2018). Os impactos da midiatização na relação entre o futebol brasileiro, a cultura e a sociedade | The impact of mediatization on the relationship between brazilian football, culture and society. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 1(2), 127–139. https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4078