Educação nutricional

passado, presente e futuro

Autores

  • Maria Cristina Faber BOOG Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

educação nutricional, orientação nutricional, nutricionista

Resumo

Educação Nutricional constitui importante estratégia de ação em Saúde Pública, é disciplina obrigatória nos cursos de Nutrição e faz parte das ações do nutricionista em todos os campos de atuação. Entretanto, por razões históricas , analisadas no trabalho, no Brasil ela não se desenvolveu ao longo das últimas duas décadas. Os objetivos deste trabalho são: analisar as publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Food and Agricultural Organization (FAO) sobre Educação Nutricional, que foram as principais fontes de informação neste campo; elucidar as diferenças entre educação e orientação nutricional; propor desafios para os especialistas na área e nutricionistas em geral visando ao desenvolvimento futuro desta área de conhecimento, em benefício da sociedade. 

Referências

ACHTERBERG, C. A perspective on nutrition education research and practice. Journal of Nutrition Education. Berkeley. v.20, n.5. p. 240-243, 1988.

_____, CLARK. K.L. A retrospective examination of theory use in nutrition education Journal of Nutrition Education, Berkely, v.24. n.5, p.227-233, 1992.

______, TRENKNER, L.L. Developing a working philosophy of nutrition education. Journal ef Nutrition Education, Berkeley, v.22. n.4, p. 189-193, 1990.

ALVES, A.R. Conversas com quem gosta de ensinar. 8.ed. São Paulo: Cortez, 1984. p.87.

ALVES, E.L. Nível alimentar, renda e educação. Revista ABIA/SAPRO, São Paulo, v.30, p. 17-44, 1977.

AMATUZZI, M.M. O resgate da fala autêntica. Campinas: Papirus, 1989. 200p.

BERLINGER, G. d doença. São Paulo: HUCITEC. 1988, 150p.

BOOG, M .C.F. Educação nutricional em serviços públicos de saúde: busca de espaço para ação efetiva. São Paulo: [s.n.], 1996. 298p. Tese (Doutorado) - Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, 1996.

BOSLEY. B. Nutrition education. In: BEATON, G.H., BENGO A, J. M. Nutrition in preventive medicine: the major deficiency syndromes, epidemiology, and approaches to control. Geneva: World Health Organization, 1976, p. 276-96. (Monograph Series. 62)

BRUN, J.K,. GILLESPIE, A. H. Nutrition education research: past, present and future. Journal of Nutrition Education, Berkeley, v. 24, n.5, p. 220-221, 1992.

BURGESS, A., DEAN. R.F. A. Educacion nutricional. In: LÁ MALNUTRICION y los hábitos alimentários. Washington DC: OPAS, 1963. p. 106- 126. (Publicación Cientifica, 91).

CAMARGO, R.M.S., VEIGA, G. V. Ambulatório de nutrição: uma experiência no hospital universitário Júlio Müller - Cuiabá, Mato Grosso. Medicina, João Pessoa, v.22, n.47, p.28-35. 1989.

CARVALHO, M. J., OLIVEIRA. S.C.P. de. ARAÚJO. I.M.L., GONÇALVES, M.C.R., ASSIS, E.C. Projeto de implantação do serviço de nutrição no Hospital Universitário de João Pessoa. Alimentação e Nutrição . São Paulo, v.5, n.17, p.47-50, 1984.

CASTRO, C.M., PELIANO, A.M. Novos alimentos, velhos hábitos e o espaço para ações educativas. In: CASTRO, C.M., COIMBRA, M., O problema alimentar no Brasil. São Paulo: ALMED, 1985. p. 195-213.

CRUZ, A. Influencia de las publicaciones de la OPS en la producción científica en salud en America Latina y el Caribe. Bolletin de la Oficina Sanitaria Panamericana, Washington DC, v. 119, n.6, p.515-528, 1995.

DRUMMOND, T. Using the method of Paulo freire in nutrition educations: an experimental plan for community action in northeast Brazil. lthaca : Cornell University, 1975. 79p. (Cornell Internacional Nutrition Monograph Series, 3).

FREIRE, P. Educação e mudança. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 79p.

______. Pedagogia do oprimido. 14.ed Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1985. 218p.

FREITAS, M.C.S. Fome endêmica: prognóstico. Revista de Nutrição da PUCCAMP. Campinas, v.6, n. 1, p.77-96, 1993

GARCIA, R. W. Um enfoque simbólico do comer e da comida. Revista de Nutrição da PUCCCAMP, Campinas. v.5. n.1. p.70-80. 1992.

GILLESPIE, A.H., BRUN, J.K. Trends and challenges for nutrition education research. Journal of Nutrition Education. Berkeley, v.24. n.5, p.222-226. 1992.

JELLIFFE, D.B. La nutrición infantil en las zonas tropicales y sub-tropicales. Ginebra : OMS, 1970. p.236-274 Ensenãnza de la nutrición: consideraciones generales (Série de Monografias, 29).

JELLIFFE, E.F.P. Nutrition education and the planning process. In: McLAREN. D.S. Nutrition in the community: a critical look at nutrition policy, planning and programs. Chichester: John Wiley & Sons, 1983. p. 103-124.

JORGE, 1.M.G. Atuação do nutricionista no atendimento ambulatorial de adolescentes. Alimentação e Nutrição. São Paulo, v.4, n, 13, p.54-55, 1983.

KITAYAMA, C.S.O.H., ISOSAKI, M., ÁVILA. A.L. V.E. GODOY, M.M.M. de. Pesquisa de opinião sobre o atendimento ambulatorial por nutricionistas. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v.5, n.3, p.21 -26, 1995. Suplemento A.

L’ABBATE, S. As políticas de alimentação e nutrição no Brasil II. A partir dos anos setentas. Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.2, n. 1, p.7-54, 1989.

_____. SMEKE, E.L.M., OSHIRO, J. A educação em saúde como um exercício de cidadania. Saúde em Debate, São Paulo, n.37, p.81-85, dez. 1992.

MONTEIRO. C. A., MONDINI, L., SOUZA. A.L.M., POPKIN, B.M. Da desnutrição para a obesidade: a transição nutricional no Brasil. In: MONTEIRO, C. A. (Org). Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. São Paulo HUCITEC, 1995. P.247-255.

MORAIS, J.F.R. de. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1986. 63p.

______. Discurso humano e discurso filosófico. In: MORAIS, R. de (Org). Filosofia, educação e sociedade: ensaios filosóficos. Campinas: Papirus, 1989. p.1 17- 133.

MUSHKIN, S. J. La nutrición y los resultados de la educación. In: KLEIN, R.E. (Ed.). Evaluación del impacto de los programas de nutrición y de salud, Washington DC: OPAS, 1982. p. 141-159. (Publicación Cientifica, 432).

NAJAS, M.S., ANDREAZZA, R., SOUZA, A.L.M. de. SACHS, A., JULIANO, Y., TUDISCO. S.T. Tratamento dietético da obesidade. Revista de Nutrição da PUCCAMP. Campinas, v.5, n, 1, p. 143-156, 1992.

ORGANIZACION MUNDIAL DE LA SALUD, Comite de expertos da la OMS sobre funciones del sector salud en materia de alimentación y nutrición. Ginebra, 1981 (Série de Informes Técnicos, 667).

________. Pautas para capacitar a los agentes de salud comunitários en nutrición. 2.ed. Ginebra, 1988. 121p.

________Comite de expertos de 1a OMS sobre prevención en la ninez .1 ' en la juventud de las enfermedades cardiovasculares del adulto. Ginebra, 1990. (Série de Informes Técnicos, 792).

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Pautas para capacitar en nutrición a trabajadores comunitarios de salud . Washington DC, 1983. 198p (Publicación Cientifica, 457).

_________. Unidades didácticas de nutrición. Washington DC, 1990. 170p. (Publicación Cientifica, 528).

OSHAUG, A., BENBOUZID, D., GUILBERT, J. J. Educational handbook for nutritionists. Geneva: World Health Organization, 1988.

PILON. A.F. Educação, saúde e vivência. Revista Brasileira de Saúde Escolar, Campinas, v. 1, p.27-34, 1990.

REBOUL, O. Filosofia da educação. São Paulo: EDUSP, 1974. 134p.

RITCHIE, J.A.S. Buenos hábitos en la alimentación métodos para inculcarlos al publico. Roma: FAO, 1951. 167p. (Estudios sobre Nutrición, 6).

_________. Estudiemos ta nutrición. Roma. FAO, 1968. 287p. (Estudios sobre Nutrición, 20).

SILVA. M.H.G.G., CASTILHO, R.B.M., NASCIMENTO. J.E. A. Dietoterapia ambulatorial: experiência de dois anos. Alimentação e Nutrição . São Paulo, v.5, n.20, p.50-52, 1984.

TAKAHASHI, C., LIMA, I.N. Abordagem ambulatorial do nutricionista em hospital-escola pediátrico. Alimentação e Nutrição, São Paulo, v.4, n. 13, p.50-52, 1983.

VALENTE, F.L.S. Fome e desnutrição: determinantes sociais. São Paulo: Cortez, 1986. p.66-94: Em busca de uma educação nutricional crítica.

WILLIAMS, T., MOON, A., WILLIAMS, M. Alimentos. medio ambiente y salud. Ginebra: OMS, 1991. 129p.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Who study group on diet, nutrition and prevention of non–communicable diseases. Geneva, 1989. 228p. (Technical Report Series, 797).

Downloads

Publicado

25-06-1997

Como Citar

Faber BOOG, M. C. (1997). Educação nutricional: passado, presente e futuro. Revista De Nutrição, 10(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9971

Edição

Seção

Artigo Especial