Educação nutricional para adultos e idosos: uma experiência positiva em Universidade Aberta para a Terceira Idade

Autores

  • Ana Maria CERVATO Universidade de São Paulo
  • Alice Moreira DERNTL Universidade de São Paulo
  • Maria do Rosário Dias de Oliveira LATORRE Universidade de São Paulo
  • Maria de Fátima Nunes MARUCCI Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

dietas, educação nutricional, idoso, saúde pública, saúde do adulto, serviços de saúde para idosos

Resumo

Objetivo
Avaliar uma intervenção nutricional educativa desenvolvida para alunos de Universidades Abertas para a Terceira Idade.

Métodos
A população foi constituída por indivíduos com 45 anos de idade ou mais, freqüentadores de quatro instituições de ensino do Município de São Paulo. O estudo teve delineamento quase experimental, do tipo pré-teste/pós-teste, sem grupo controle. A ação educativa (quatro aulas de três horas cada; distribuição de uma apostila com o conteúdo das aulas e de um guia alimentar com orientações gerais) era parte das atividades oferecidas pelas instituições e foi desenvolvida por nutricionistas durante o segundo semestre de 1996. Os dados pessoais e de conhecimentos sobre nutrição foram coletados por meio de questionário auto-aplicado. O conhecimento foi identificado aplicando-se teste especialmente elaborado. As práticas alimentares, identificadas por meio do registro de alimentos consumidos em três dias, tiveram como variáveis analisadas: o valor energético total, a proporção de macronutrientes, o colesterol, a vitamina A, cálcio e ferro.

Resultados
As modificações identificadas foram: aumento dos conhecimentos sobre nutrição, diminuição de consumo de lipídios, de proteínas e de colesterol. As modificações citadas referiram-se ao tipo de alimento consumido, à ingestão de água e à maneira de preparar os alimentos. Estas modificações ocorreram por motivos de saúde, e as fontes de informações sobre nutrição mais citadas, foram a Universidade Aberta para a Terceira Idade e o médico pessoal.

Conclusão
Apesar das limitações do estudo, os resultados indicaram que, em função dessa atividade, houve uma tendência para a modificação da dieta e dos conhecimentos sobre nutrição. 

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Publicado

20-09-2023

Como Citar

CERVATO, A. M. ., Moreira DERNTL, A. ., Dias de Oliveira LATORRE, M. do R., & Nunes MARUCCI, M. de F. . (2023). Educação nutricional para adultos e idosos: uma experiência positiva em Universidade Aberta para a Terceira Idade. Revista De Nutrição, 18(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9807

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS