Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável

Autores

  • Maria do Socorro Silva ALENCAR Universidade Federal do Piauí
  • Francisco de Oliveira BARROS JÚNIOR Universidade Federal do Piauí
  • Cecília Maria Resende Gonçalves de CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Saúde do Idoso, Políticas públicas de saúde

Resumo

Objetivo
O artigo analisa a contribuição da educação nutricional a partir das suas dimensões sócio-políticas que permeiam a promoção da saúde.

Métodos
Trata-se de uma oficina ludopedagógica sobre Nutrição, Saúde e Envelhecimento com idosos que freqüentaram um programa universitário da terceira idade, em encontros semanais. O estudo foi do tipo exploratório e descritivo, inserido na modalidade qualitativa, ancorada na observação participante e na entrevista semi-estruturada, tendo em vista a apreensão das concepções, atitudes e reflexões dos sujeitos em relação às práticas alimentares e ao estilo de vida, bem como ao próprio processo de envelhecimento.

Resultados
Os depoimentos dos idosos revelaram, como aspectos motivacionais para ingressar no programa e cursar a oficina, o ensino-aprendizagem, a integração social e o cuidado com a saúde. As concepções sobre a contribuição da educação nutricional para a promoção da saúde foram categorizadas nas temáticas: capacidade funcional e autocuidado.

Conclusão
Frente aos resultados elaborou-se uma reflexão sobre a educação gerontológica, com ênfase nas dimensões sócio-políticas da educação nutricional, capaz de permear hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis no curso da vida, pressupondo que ações interdisciplinares que visam à preservação, à manutenção ou à promoção da capacidade funcional do cidadão idoso, são possibilidades na direção da busca da qualidade de vida daqueles que envelhecem.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

Silva ALENCAR, M. do S. ., de Oliveira BARROS JÚNIOR, F. ., & Resende Gonçalves de CARVALHO, C. M. . (2023). Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Revista De Nutrição, 21(4). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9591

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