Confiabilidade e validade do conteúdo de um questionário para avaliar os estágios de mudança de comportamento no estilo de vida escolar, em crianças colombianas: estudo Fuprecol

Autores

  • Yasmira CARRILLO-BERNATE Universidad del Rosario
  • Jorge Enrique CORREA-BAUTISTA Universidad del Rosario
  • Robinson RAMÍREZ-VÉLEZ Universidad del Rosario

Palavras-chave:

Conduta, Estilo de vida, Medição do risco, Estudos de validação

Resumo

Objetivo
Estimar a confiabilidade e validade do conteúdo do Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida em uma amostra de crianças e adolescentes escolares e adolescentes de 9 a 17 anos.

Métodos
Estudo de validação em 675 alunos pertencentes a 3 instituições oficiais de ensino da cidade de Bogotá, Colômbia. Elaborou-se e aplicou-se o Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida, perguntando sobre as etapas de mudanças na atividade física/exercício, no consumo de frutas, legumes, drogas, tabaco e bebidas alcoólicas por esforço próprio, através de formulário estruturado. A α-cronbach, Kappa e a análise fatorial exploratória foram utilizadas para avaliar a confiabilidade e a validade do conteúdo, respectivamente.

Resultados
Da população avaliada, 51,1% eram homens e a idade média dos participantes foi de 12,7±2,4 anos. O Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida mostrou um α-cronbach global de 0,720 (intervalo 0,691 a 0,730) e bom acordo de peritos (Kappa=0,71). A análise fatorial exploratória determinou dois fatores (fator 1: atividade física/exercício, consumo de frutas e verduras e fator 2: consumo de drogas, tabaco e álcool), que representaram 67,78% da variante, com seis interações c2
/gL=11649,833; p<0,001.

Conclusão
O Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida apresentou consistência interna e validade adequadas. Este instrumento é recomendado principalmente no contexto de atendimento primário, para o estudo das etapas do modelo comportamental de estilos de vida na população escolar. 

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Publicado

16-03-2023

Como Citar

CARRILLO-BERNATE, Y. ., CORREA-BAUTISTA, J. E. ., & RAMÍREZ-VÉLEZ, R. . (2023). Confiabilidade e validade do conteúdo de um questionário para avaliar os estágios de mudança de comportamento no estilo de vida escolar, em crianças colombianas: estudo Fuprecol. Revista De Nutrição, 30(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/7862

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS