Ensino público em Nutrição e sua relevância no interior do Amazonas, Brasil
reflexões a partir do perfil dos egressos
Palavras-chave:
Perfil profissional, Nutricionistas, Ensino superiorResumo
Objetivo
Descrever o perfil dos egressos do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Amazonas, formados entre os anos de 2010 e 2020.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa e amostragem por conveniência. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico divulgado através de mídias sociais, no ano de 2022.
Resultados
Houve adesão de 35,8% dos egressos à pesquisa. Os dados coletados indicam que a maior parte são amazonenses (97,0%) e naturais de municípios no interior do estado (83,4%), consideram-se pardos (89,4%) e vieram para a graduação procedentes do ensino público (95,5%). Em relação à pós-graduação, observou-se que a especialização foi realizada pela maior parte dos egressos, principalmente na área de Nutrição Clínica (27,4%) e de Saúde Coletiva (15,4%). A Nutrição Clínica também foi a área mais prevalente, seguida da Alimentação Coletiva e Saúde Coletiva; dos que atuaram profissionalmente, 12,1% dos egressos nunca exerceu a profissão. No que tange à satisfação profissional, 74,2% consideraram-se em algum nível satisfeitos.
Conclusão
O processo de interiorização do Ensino Superior no Amazonas tem obtido resultados satisfatórios, tendo em vista que os egressos do Curso de Graduação em Nutrição, quase que em sua totalidade, são naturais do interior do estado e advindos da rede de ensino pública previamente à graduação. Os nutricionistas seguiram atuantes como profissionais no interior, cenário que evidencia o papel da Universidade em uma região de acesso remoto como a que foi realizada este estudo.
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