Vinte anos do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina
análise das dissertações e teses
Palavras-chave:
Dissertações, Nutrição, Pós-Graduação, Pesquisa, TesesResumo
Objetivo
Realizar análise descritiva das características metodológicas das dissertações e teses produzidas pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.
Métodos
Realizou-se análise bibliométrica das dissertações e teses produzidas pelo programa de pós-graduação. A busca dos egressos ocorreu até o dia 31 de dezembro de 2022, a partir de consultas ao Sistema de Acompanhamento de Egressos e ao Repositório Institucional da universidade.
Resultados
Foram analisadas 323 dissertações e teses defendidas nos 20 anos do programa de pós-graduação, desenvolvidas majoritariamente por nutricionistas (89,0%, n=244). Houve predominância da linha de Estudo Dietético e Bioquímico relacionado ao estado nutricional (47,0%, n=152), seguida pelas linhas de Nutrição em Produção de Refeições e Comportamento Alimentar (27,9%, n=90) e de Diagnóstico e Intervenção Nutricional em Coletividades (25,1%, n=81). A maioria dos estudos foi do tipo quantitativo (79,0%, n=255) e observacional (75,0%, n=244), investigando a população de adultos e idosos (41,0%, n=133), sobretudo a população local (78,0%, n=252). Das 30 temáticas centrais, as mais investigadas foram obesidade (12,0%, n=38), métodos e avaliação do consumo alimentar (10,0%, n=34), alimentos funcionais e compostos bioativos (10,0%, n=33), sistema alimentar, sustentabilidade e segurança alimentar e nutricional (8,0%, n=25) e terapia nutricional (7,0%, n=23). Nos últimos cinco anos, iniciaram-se pesquisas com novas temáticas, tais como Nutrição em neurociência e no esporte, e metapesquisa em Nutrição.
Conclusão
O programa de pós-graduação apresentou contribuição à formação predominante de nutricionistas, desenvolvendo estudos em temáticas de interesse da ciência da Nutrição em âmbito global. Destaca-se maior vocação local, regional e nacional no desenvolvimento de estudos quantitativos observacionais, sobretudo com população adulta e idosa.
Referências
Kac G, Fialho E, Santos SMC. Panorama atual dos programas de pós-graduação em Nutrição no Brasil. Rev Nutr. 2006;19(6):771-84. https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000600012
Olinto MTA, Lira PIC, Marchini JS, Kac G. Formação humana, pesquisa e produção científica na subárea de avaliação “nutrição” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Brasil, de 2007 a 2009. Rev Nutr. 2011;24(6):917-26. https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600012
Kac G, Proença RPC, Prado SD. A criação da área “nutrição” na Capes. Rev Nutr. 2011;24(6):905-16. https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600011
Ministério da Educação (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria No. 83, de 6 de junho de 2011. 2011 [cited 2023 May 20]. Available from: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=691#anchor
Ministério da Educação (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Relatório de Avaliação - Área de Nutrição. 2021 [cited 2023 May 21]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de- conteudo/documentos/avaliacao/19122022_RELATRIOAVALIAOQUADRIENALNUTRIOFINAL.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cursos avaliados e reconhecidos. 2023 [cited 2023 Feb 28 2023]. Available from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoBuscaAvancada.jsf
Moraes TV, Santos JS, Souza MRA, Rocha CB, Moreira RFA. Perfil da pós-graduação em nutrição no Brasil. Rev Teor Prát Educ. 2019;24(1):14-19.
Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução No. 77/2022/cpg, de 28 de junho de 2022. 2022 [cited 2023 Sep 24]. Available from: https://boletimoficial.paginas.ufsc.br/files/2022/07/BO-UFSC_84_08.07.2022.pdf
Universidade Federal de Santa Catarina. Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Corpo Docente. 2023 [cited 2023 Feb 25]. Available from: https://ppgn.ufsc.br/corpo-docente/
Lima ES, Oliveira CS, Gomes MCR. Educação nutricional: da ignorância alimentar à representação social na pós-graduação do Rio de Janeiro (1980-98). Hist Cienc Saúde - Manguinhos. 2003;10(2):603-35. https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000200006
Vasconcelos FAG. The construction of scientific knowledge in Food and Nutrition: Analysis of dissertations and theses in the Brazilian post-graduation programs in Nutrition. Rev Nutr. 2015;28(1):5-16. https://doi.org/10.1590/1415-52732015000100001
Henrique FCS, Lira PIC, Santos SMC, Andrade SLLS. Tendência do campo de avaliação de intervenções públicas de alimentação e nutrição em programas de pós-graduação no Brasil: 1980-2004. Cad Saúde Pública. 2007;23(12):2972-81. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001200018
Araújo RMA, Almeida JAG. O aleitamento materno na pós-graduação em nutrição no Brasil: um perfil das dissertações e teses de 1974 a 2004. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2008;8(1):125-33. https://doi.org/10.1590/S1519-38292008000100014
Costa BIR, Oliveira M, Araújo RF. Análise altmétrica das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais no Google Scholar e Mendeley. Bib An Invest. 2020;16(3):221-35.
Pimenta CJL, Fernandes WAAB, Falcão RMM, Freitas SA, Oliveira JS, Costa KNFM. Analysis of the dissertations and theses of the graduate nursing program of federal university of Paraíba. Reme: Rev Mineira Enferm. 2018;22:e-1093. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180023
Santos JMT, Kiouranis NMM. Concepções de Corpus de análise na pesquisa em educação em Ciências Naturais: uma investigação em dissertações e teses de um programa de pós-graduação. Rev Bras Pesq Educ Ciênc. 2020;799-822. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u799822
Souza AA, Henrique ALS. Uma análise das temáticas das dissertações defendidas na linha de pesquisa formação docente e práticas pedagógicas em educação profissional do PPGEP/IFRN (2015 – 2016). Rev Int Form Professores. 2019;4(3):145-66.
Santos JRM, Bringel RCS, Silva SB. O crescimento da Linha de História da Educação na Pós-graduação em Educação da UFPB nos anos de 2009 a 2016. Rev Temas Educ. 2019;28(3):45-9. https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46115
Seabra Filho SF, Fell AFA. O conhecimento científico na área de Ciência da Informação: análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) entre 2014 e 2017. Perspect Ciênc Inf. 2021;26(3):3-29. https://doi.org/10.1590/1981-5344/4059
Universidade Federal de Santa Catarina. Sistema de acompanhamento de egressos. 2023 [cited 2023 Mar 21]. Available from: https://egressos.sistemas.ufsc.br/
Universidade Federal de Santa Catarina. Repositório Institucional da UFSC. 2023 [cited 2023 Mar 21]. Programa de Pós-Graduação em Nutrição. Available from: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85028
Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3rd ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Creswell JW. A Concise introduction to mixed methods research. Califórnia: Sage Publications; 2014.
Kac G, Sichieri R, Gigante DP, organizadores. Introdução à epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ/Atheneu; 2007.
Vasconcelos FAG. A pesquisa qualitativa nos programas de pós-graduação em nutrição no Brasil: análise das dissertações e teses. DEMETRA. 2013;8(0):329-48. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6741
Vasconcelos FAG. A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica. Rev Nutr. 2010;23(6):935-45. https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000600001
Mozaffarian D, Rosenberg I, Uauy R. History of modern nutrition science: implications for current research, dietary guidelines, and food policy. BMJ. 2018;361:k2392. https://doi.org/10.1136/bmj.k2392
Popkin BM, Ng SW. The nutrition transition to a stage of high obesity and noncommunicable disease prevalence dominated by ultra-processed foods is not inevitable. Obes Rev. 2022;23(1):e13366. https://doi.org/10.1111/obr.13366
Rosa S, Leta J. Tendências atuais da pesquisa brasileira em Educação Física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2011;25(1):7-18. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100002
Tavares DMS, Nicolussi AC, Barichello E, Rodrigues LR, Barbosa MH, Ruiz MT, et al. Bibliometric study of the journal of nursing and health care scientific production (2012-2022). Rev Enferm Atenção Saúde. 2023;12(1). https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.6800
Rocha SMM, Silva GB. Linhas filosóficas e ideológicas na pesquisa em enfermagem no Brasil. Rev Bras Enferm. 1987;40(4):214-21. https://doi.org/10.1590/S0034-71671987000400007
Canto-Soares N, Rech RS, Goulart BNG. Causalidade e Fonoaudiologia: abordagem epidemiológica. CoDAS. 2019;31(5):e20190004. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019004
Ferreira LP, Barroso AL, Castro BM, Macedo GS, Rusig J, Cruz LOM, et al. Brazilian journals of speech therapy: most accessed and cited articles. Distúrb Comun. 2020;32(2):329-39. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p329-339
Frazão P, Costa C. Características da produção científica de fisioterapia relacionada à saúde coletiva. Fisioter Brasil. 2006;7(2):132-7. https://doi.org/10.33233/fb.v7i2.1878
Chesani FH. A produção acadêmica em fisioterapia: um estudo de teses a partir dos pressupostos epistemológicos de Fleck. Saúde Soc. 2013;22(3):949-61. https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000300024
Tesser CD, Luz MT. Uma introdução às contribuições da epistemologia contemporânea para a medicina. Ciênc Saúde Colet. 2002;7(2):363-72. https://doi.org/10.1590/S1413-81232002000200015
Kritski AL, Villa TS, Trajman A, Silva JRL, Medronho RA, Ruffino-Netto A. Two decades of research on tuberculosis in Brazil: State of the art of scientific publications. Rev Saúde Pública. 2007;41(1):9-14. https://doi.org/10.1590/s0034-89102007000800003
Gomes D, Ros MA. A etiologia da cárie no estilo de pensamento da ciência odontológica. Ciênc Saúde Colet. 2008;13(3):1081-90. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000300031
Amorim LM, Senna RA, Ferreira FV, Kramer PF. Evaluation of the scientific production of a stricto sensu postgraduate program in dentistry as a management tool. Rev ABENO. 2020;20(1):148-56. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.939
Programa de Pós-Graduacão em Nutricão (Florianópolis). Universidade Federal de Santa Catarina. EDITAL Nº06/PPGN/2023: processo seletivo mestrado e doutorado- turma 2024. 2023 [cited 2024 Mar 23]. Available from: https://ppgn.paginas.ufsc.br/files/2022/02/EDITAL-DE-SELE%C3%87%C3%83O-TURMA-2024-PPGN_UFSC-FINAL.pdf
Farias US, Nogueira VA, Maldonado DT, Rodrigues GM, Miranda MLJ. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação infantil. Movimento. 2019;25:e25058. https://doi.org/10.22456/1982-8918.90145
Casotti E, Ribeiro VMB, Gouvêa MV. Educação em odontologia no Brasil: produção de conhecimento no período 1995-2006. Hist Cienc Saúde - Manguinhos. 2009;16(4):999-1010. https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000400009
Dias KCCO, Batista PSS, Fernandes MA, Zaccara AAL, Oliveira TC, Vasconcelos MF, et al. Dissertations and theses on palliative care in pediatric oncology: A bibliometric study. Acta Paul Enferm. 2020;33:eAPE20190264. https://doi.org/10.37689/actaape/2020AO02642
Guba EG, Lincoln YS. Competing paradigms in qualitative research. In: Denzin NK, Lincoln YS, editors. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications; 1994.
Silva AL, Santos YVA. A produção de dissertações e teses sobre o Programa REUNI entre 2009 e 2018. J Pol Educ-s. 2020;14:e69942. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69942
Alves EF. A produção acadêmica stricto sensu sobre os planos municipais de educação 2015-2017: apontamentos bibliométricos. J Pol Educ-s. 2021;e80741. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80741
Novaes MAB, Passos MRFP, Gonçalves RMP. O (des)uso da pesquisa quantitativa em educação: uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020. Rev Communitas. 2022;6(13):232-49. https://doi.org/10.29327/268346.6.13-18
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14th ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Barreto FCS, Domingues I. O PNPG 2011-2020: os desafios do país e o sistema nacional de pós‑graduação. Educ Rev. 2012;28(3):17-53. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000300002
Patrus R, Shigaki HB, Dantas DC. He who ignores the past is doomed to repeat it: distortions of postgraduate evaluation in Brazil based on Capes’history. Cad EBAPEBR. 2018;16(4):642-55. https://doi.org/10.1590/1679-395166526
Vasconcelos PF, Teles MF, Paiva JAC, Vilela ABA, Yarid SD. Financiamento da pesquisa no Brasil ao longo de dez anos / Financing research in Brazil over ten years. Braz J Dev. 2021;7(3):21258-71. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-032
Ribeiro DB, Oliveira EF dos A, Denadai MCVB, Garcia MLT. Financiamento à ciência no Brasil: distribuição entre as grandes áreas do conhecimento. Rev Katálysis. 2020;23:548-61. https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p548
Bosi MLM. Formar pesquisadores qualitativos em saúde sob o regime produtivista: compartilhando inquietações. Rev Fac Nac Salud Pública. 2015;33(Supl. 1):S30-7. https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.v33s1a04
Oliveira AS. Transição demográfica, transição epidemiológica e envelhecimento populacional no Brasil. Hygeia: Rev Bras Geog Méd Saúde. 2019;15(32):69-79. https://doi.org/10.14393/Hygeia153248614
Martins KPS, Santos VG, Leandro BBS, Oliveira OMA. Transição nutricional no Brasil de 2000 a 2016, com ênfase na desnutrição e obesidade. Asklepion. 2021;1(2):113-32. https://doi.org/10.21728/asklepion.2021v1n2. p113-132
Rodrigues KL, Dala-Paula BM. Aspectos sociais e biológicos do envelhecimento individual, o estilo de vida e a nutrição como estratégias para a longevidade humana. Estud Interdiscipl Envelhec. 2023;28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.121061
Bojang KP, Manchana V. Nutrition and healthy aging: A review. Curr Nutr Rep. 2023;12(3):369-75. https://doi.org/10.1007/s13668-023-00473-0 Maafs-Rodríguez A, Folta SC. Effectiveness of theory-based physical activity and nutrition interventions in aging Latino adults: A scoping review. Nutrients. 2023;15(12):2792. https://doi.org/10.3390/nu15122792
Bricarello LP, Alves MA, Retondario A, Moura Souza A, Vasconcelos FAG. DASH diet (Dietary Approaches to Stop Hypertension) and overweight/obesity in adolescents: The ERICA study. Clin Nutr ESPEN. 2021;42:173-9. https://doi.org/10.1016/j.clnesp.2021.02.001
Rossi CE, Silva KP, Costa L, Barboza BP, Vasconcelos FAG. Body image and association with body mass index, and purgative behaviors for weight control in adolescents aged 11 to 14 years. Br J Nutr. 2023;129(6):1-26. https://doi.org/10.1017/S0007114522001994
Pereira LJ, Vieira FGK, Belchor ALL, Cezimbra VG, Alves Junior CAS, Matsuo LH, et al. Methodological aspects and characteristics of participants in the study on the prevalence of obesity in children and adolescents in Florianópolis, Southern Brazil, 2018-2019: EPOCA study. Ann Epidemiol. 2023;77:13-23. https://doi.org/10.1016/j.annepidem.2022.10.017
Fabri RK, Martinelli SS, Perito MA, Fantini A, Cavalli SB. Absence of symbolic and sustainable aspects in recommendations for healthy eating: A qualitative analysis of food-based dietary guidelines. Rev Nutr. 2021;34:e200120. https://doi.org/10.1590/1678-9865202134e200120
Orthmann B, Machado ML, Martins MC, Soar C, Pinto ML, Gabriel CG. Normative decentralization of the food and nutritional security agenda: Descriptive study of legislation published in Brazilian capitals. Rev Nutr. 2022;35:e210233. https://doi.org/10.1590/1678-9865202235e210233
Barros BVD, Proença RPC, Kliemann N, Hilleshein D, Souza AA, Cembranel F, et al. Trans-fat labeling in packaged foods sold in Brazil Before and after changes in regulatory criteria for trans-fat-free claims on food labels. Front Nutr. 2022;9:868341. https://doi.org/10.3389/fnut.2022.868341
Batti EAB, Nascimento AB, Geraldo APG, Fernandes AC, Bernardo GL, Proença RPC, et al. Use of the term whole grain on the label of processed and ultra-processed foods based on cereals and pseudocereals in Brazil. Front Nutr. 2022;9:875913. https://doi.org/10.3389/fnut.2022.875913
Longo GZ, Silva DAS, Gabiatti MP, Martins PC, Hansen F. Phase angle association with metabolic profile in adults: A population-based study. Nutrition. 2021;90:111233. https://doi.org/10.1016/j.nut.2021.111233
Honicky M, Souza JN, Cardoso SM, Back IC, Vieira FGK, Hinnig PF, et al. Dietary patterns are associated with central adiposity and carotid intima-media thickness in children and adolescents with congenital heart disease. Eur J Nutr. 2021;60(8):4295-306. https://doi.org/10.1007/s00394-021-02586-0
Matsuo LH, Confortin SC, Ceolin G, Soar C, Xavier AJ, D’Orsi E, et al. Association between lower serum vitamin D (25-hydroxy-cholecalciferol) concentrations and cognitive impairment in older adults: Data from a populational-based cohort study in a middle-income country. Public Health Nutr. 2022;25(9):2507-16. https://doi.org/10.1017/S1368980021004407
Schroeder J, Reitz LK, Vieira FGK, Silva ELS, Di Pietro PF. Low to moderate adherence to 2018 diet and physical exercise recommendations of the World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research is associated with prooxidant biochemical profile in women undergoing adjuvant breast cancer treatment. Nutr Res. 2023;109:1-11. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2022.09.011
Giacomelli SC, Assis MAA, Andrade DF, Schmitt J, Hinnig PF, Borgatto AF, et al. Development of a Food-Based Diet Quality Scale for Brazilian Schoolchildren Using Item Response Theory. Nutrients. 2021;13(9):3175. https://doi.org/10.3390/nu13093175
Scapin T, Louie JCY, Pettigrew S, Neal B, Rodrigues VM, Fernandes AC, et al. The adaptation, validation, and application of a methodology for estimating the added sugar content of packaged food products when total and added sugar labels are not mandatory. Food Res Int. 2021;144:110329. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2021.110329
Pereira LJ, Lopes CP, Martins ML, Hinnig PF, Di Pietro PF, De Moura Araujo PH, et al. How Brazilian schoolchildren identify, classify, and label foods and beverages: A card sorting methodology. IJERPH. 2023;20(2):1296. https://doi.org/10.3390/ijerph20021296
Scapin T, Fernandes AC, Curioni CC, Pettigrew S, Neal B, Coyle DH, et al. Influence of sugar label formats on consumer understanding and amount of sugar in food choices: A systematic review and meta-analyses. Nutr Rev. 2021;79(7):788-801. https://doi.org/10.1093/nutrit/nuaa108
Abreu AM, Copetti CLK, Hauschild DB, Di Pietro PF, Wazlawik E. Effects of supplementation with vegetable sources of alpha-linolenic acid (ALA) on inflammatory markers and lipid profile in individuals with chronic kidney disease: A systematic review and meta-analysis. Clin Nutr. 2022;41(6):1434-44. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2022.02.013
Tureck C, Barboza BP, Bricarello LP, Retondario A, Alves MA, Souza AM, et al. Scientific evidence of the association between oral intake of OMEGA-3 and OMEGA-6 fatty acids and the metabolic syndrome in adolescents: A systematic review. NMCD. 2022;32(12):2689-704. https://doi.org/10.1016/j.numecd.2022.08.020
Koerich ACC, Borszcz FK, Mello AT, Lucas RD, Hansen F. Effects of the ketogenic diet on performance and body composition in athletes and trained adults: a systematic review and Bayesian multivariate multilevel meta-analysis and meta-regression. Crit Rev Food Sci Nutr. 2022;63(32):11399-424. https://doi.org/10.1080/10408398.2022.2090894
Bassaganya-Riera J, Berry EM, Blaak EE, Burlingame B, Le Coutre J, Van Eden W, et al. Goals in Nutrition Science 2020-2025. Front Nutr. 2021;7:606378. https://doi.org/10.3389/fnut.2020.606378
Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área - Área 50: Nutrição [Internet]. 2019 [cited 2023 Oct 8]. Available from: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/nutricao-pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natalia Fogolari, Ana Carolina Fernandes, Luna Dias de Almeida Oliveira, Andreia Pereira Silva, Yara Maria Franco Moreno, Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.