Meninos com queixa escolar

autopercepções, desempenho e comportamento

Autores

  • Andresa Aparecida FERREIRA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Karina de Melo CONTE Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
  • Edna Maria MARTURANO Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.

Palavras-chave:

Autoconceito, Autoeficácia, Comportamento, Desempenho Escolar

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar as autopercepções de meninos com queixa escolar, bem como verificar associações entre essa percepção e indicadores de desempenho escolar e problemas de comportamento. Em uma clínica-escola vinculada ao Sistema Único de Saúde, foram avaliados 50 meninos com queixa escolar, na faixa etária de 6 a 11 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Matrizes Progressivas de Raven, Teste de Desempenho Escolar, Roteiro de Avaliação do Senso de AutoEficácia, Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito, Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência. Nos resultados, o autoconceito global e o senso de autoeficácia mostraram correlação modesta, mas significativa, com a medida global de desempenho. O autoconceito na categoria felicidade correlacionou-se com todos os indicadores de desempenho, ao passo que o autoconceito na categoria status intelectual e acadêmico não se associou com desempenho. As autopercepções não mostraram associação com problemas de comportamento. Novas pesquisas são necessárias para esclarecer esse padrão de associações.

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Publicado

2011-12-31

Como Citar

FERREIRA, A. A., CONTE, K. de M., & MARTURANO, E. M. (2011). Meninos com queixa escolar: autopercepções, desempenho e comportamento. Estudos De Psicologia, 28(4). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/9008