Construindo leitores

uma experiência de oficina de leitura

Autores

  • Sonia Saj PORCACCHIA Universidade de Santo Amaro, Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica Institucional.
  • Leda Maria Codeço BARONE Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional.

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita, Espaço potencial, Oficina de leitura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da oficina de leitura sobre o “sujeito leitor”: crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se uma oficina de leitura que tem como instrumento principal a leitura de história de literatura infantil, a partir da qual se abrem espaços para diferentes formas de participação das crianças, como diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Aproxima-se a oficina de leitura do espaço potencial postulado por Winnicott: as autoras consideram como campo clínico as sessões de leitura de histórias em que o contato com as crianças é realizado a partir do reconhecimento da importância do holding e da posição de sustentação da psicopedagoga. Os resultados demonstram que a oficina de leitura criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre as próprias condições de vida das crianças. Propiciaram-se também a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, o que ressignificou e despertou o desejo de aprender a ler e a escrever.

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Publicado

2011-09-30

Como Citar

PORCACCHIA, S. S. ., & BARONE, L. M. C. (2011). Construindo leitores: uma experiência de oficina de leitura. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8921