Escalas de exploração vocacional para estudantes de ensino médio

Autores

  • Marco Antônio Pereira TEIXEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Ana Cristina Garcia DIAS Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Comportamento exploratório, Exploração de carreira, Exploração vocacional

Resumo

A exploração vocacional é essencial para o desenvolvimento vocacional e para as tomadas de decisão vocacionais. O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas de uma versão adaptada para estudantes do ensino médio das Escalas de Exploração Vocacional, que avaliam duas dimensões de exploração vocacional: exploração de si e do ambiente. As escalas foram aplicadas a 436 estudantes de ensino médio (média de idade de 16,3 anos; 55,3% mulheres). Análises de componentes principais revelaram os dois componentes esperados, sugerindo a validade de construto do instrumento. Os índices de fidedignidade obtidos também foram satisfatórios. Conclui-se que as Escalas de Exploração Vocacional são instrumentos válidos e fidedignos para avaliar exploração vocacional, podendo ser utilizadas em futuras pesquisas.

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Publicado

2011-03-30

Como Citar

TEIXEIRA, M. A. P., & DIAS, A. C. G. (2011). Escalas de exploração vocacional para estudantes de ensino médio. Estudos De Psicologia, 28(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8858