Cuidados com a infância e a adolescência por meio de brinquedoteca comunitária
Palavras-chave:
Adolescência, Infância, Jogos e brinquedos, Suscetibilidade a doençasResumo
Este artigo tem por objetivo relatar uma intervenção baseada no referencial da teoria winnicottiana, em uma brinquedoteca comunitária que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seguiu-se a metodologia da pesquisa- -ação, cuja estratégia consistiu em supervisão de estagiários e brinquedistas, coleta de dados por documentos, relatos e narrativas de moradores, pesquisa bibliográfica e intervenção na brinquedoteca. Como resultado avaliou-se que as relações que se estabeleceram, baseadas na confiabilidade, fidedignidade e constância das ações, proveram as crianças e adolescentes de um ambiente humano que permitiu o brincar espontâneo e criativo, tornando-os menos vulneráveis frente aos desafios encontrados. A intervenção baseada nos pressupostos da teoria winnicottiana possibilitou ampliar o trabalho para além das relações individuais e fortalecer as práticas coletivas, criando estratégias de composição entre o campo da saúde e do social.
Downloads
Referências
Araujo, C. S. (2007). Uma abordagem teórica e clínica do ambiente a partir de Winnicott. Tese de doutorado não-publicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cunha, N. H. S. (2007). Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Boitempo.
Fortuna, T. R. (2008). Para um modelo de brinquedotecas para a América Latina. Recuperado em maio 15, 2009, disponível em .
Galletti, M. C. (2007). Itinerários de um serviço de saúde mental na cidade de São Paulo: trajetórias de uma saúde poética. Tese de doutorado não-publicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Lacôrte, M. T. (2008). O meio ambiente e sua importância no tratamento da tendência antissocial. In J. T. Rosa & I. F.
Motta (Orgs.), Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. São Paulo: Fapesp.
Thiollent, M. (2003). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.
Winnicott, D. W. (1975). A criatividade e suas origens. In D. W. Winnicott. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1959).
Winnicott, D. W. (1983a). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In D. W. Winnicott. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963).
Winnicott, D. W. (1983b). Os doentes mentais na prática clínica. In D. W. Winnicott. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963).
Winnicott, D. W. (1983c). Distorções do ego em termos de falso e verdadeiro self. In D. W. Winnicott. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1960).
Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1999a). A delinquência como sinal de esperança. In D. W. Winnicott. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1967).
Winnicott, D. W. (1999b). Tipos de psicoterapia. In D. W. Winnicott. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1961).
Winnicott, D. W. (2000). A tendência antissocial. In D. W. Winnicott. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1956).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrea Perosa Saigh JURDI, Maria Lucia Toledo Moraes AMIRALIAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.