Influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças

Autores

  • Pollyana de Lucena MOREIRA Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Eloá Losano de ABREU Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Júlio RIQUE NETO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Emoções, Teste de compreensão emocional

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de verificar a influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças. Participaram 117 crianças, com idade de 3 a 8 anos. As crianças foram divididas por tipos de escola (pública e privada) e por grupos de idade (3 anos, 4 a 5 anos e 6 a 8 anos). Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado o Test of Emotion Comprehension. Os resultados mostraram que as crianças de escolas privadas apresentaram maiores frequências de acerto no teste de compreensão das emoções do que aquelas de escolas públicas. Verificaram-se também maiores frequências de acerto no teste com o aumento da idade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Conger, R. D., & Donnellan, M. B. (2007). An interactionist perspective on the socioeconomic context of human development. Annual Review of Psychology, 58, 175-199.

De Rosnay, M., Harris, P. L., & Pons, F. (2008). Making links between emotion understanding and developmental psychopathology in young children: normative patterns and the case of maltreatment. In C. Sharp, P. Fonagy & I. Goodyer (Eds.), Social cognition and developmental psychopathology. New York: Oxford University Press.

Dunn, J., & Herrera, C. (1997). Conflict resolution with friends, siblings and mothers: a developmental perspective. Aggressive Behavior, 23 (5), 343-357.

Pons, F., Doudin, P. A., Harris, P. L., & de Rosnay, M. (2005). Helping children to improve their emotion comprehension. In F. Pons, D. R. Hancock, L. Lafortune & P. A. Doudin (Orgs.), Emotions in Learning (pp.15-39). Deumark: Aalborg University Press.

Pons, F., & Harris, P. L. (2000). Test of Emotion Comprehension - TEC. Oxford: University of Oxford. Pons, F., & Harris, P. L. (2005). Longitudinal change and longitudinal stability of individual differences in children’s emotion understanding. Cogniton and Emotion, 19 (8):1158-1174.

Pons, F., Harris, P. L., & de Rosnay, M. (2004). Emotion understanding between 3 and 11 years: developmental periods and hierarchical organization. European Journal of Developmental Psychology, 1 (2),127-152.

Roazzi, A., Dias, M. B. B., Minervino, C. M., Roazzi, M., & Pons, F. (2009). Children’s Comprehension of Emotion: a crosscultural investigation. In D. Elizer & E. Yaniv (Org), Theory construction and multivariade analysis: aplications of facet approach (pp.109-123). Israel: Bar-Ilan University.

Tenenbaum, H. R, Visscher, P., Pons, F. & Harris, P. L. (2004). Emotion understanding in quechua children from na agro-pastoralist Village. International Journal of Behavioral Development, 28 (5), 471-478.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

MOREIRA, P. de L., ABREU, E. L. de, & RIQUE NETO, J. (2012). Influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8836