Importância da criatividade na escola e no trabalho docente segundo coordenadores pedagógicos

Autores

  • Edileusa Borges Porto OLIVEIRA Pedagoga.
  • Eunice Maria Lima Soriano de ALENCAR Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde.

Palavras-chave:

Criatividade, Professor, Psicologia Educacional

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi examinar a percepção de coordenadores pedagógicos sobre a importância do desenvolvimento/expressão da criatividade docente, investigada por meio de entrevista com 12 coordenadores pedagógicos do ensino fundamental de escolas particulares de Brasília, Distrito Federal. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas, utilizando-se a análise de conteúdo para análise de dados. Os resultados indicaram que para todos os coordenadores entrevistados é muito importante a criatividade estar presente no cotidiano escolar, sobretudo no trabalho docente, devendo o professor ser criativo principalmente por motivos relacionados ao aluno, sendo destacados o aumento do interesse e estímulo deste, a atribuição de significado ao conhecimento, a facilitação da sua aprendizagem, bem como o atendimento às suas necessidades educativas.

 

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. B. P., & ALENCAR, E. M. L. S. de. (2012). Importância da criatividade na escola e no trabalho docente segundo coordenadores pedagógicos. Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8813