Convergências entre a teoria de Lev Semionovich Vigotski e de Norbert Elias

Autores

  • Tony HONORATO Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Fundamentos da Educação Física
  • Ademir GEBARA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física.

Palavras-chave:

Elias, Individualização, Internalização, Vigotski

Resumo

Esta pesquisa aborda o problema da constituição da singularidade do indivíduo no social, assumindo como referência a concepção de Lev S. Vigotski de internalização e a concepção de Norbert Elias de individualização. O objetivo é identificar algumas convergências entre a teoria de Vigotski e de Elias. Para discutir suas proposições, fez-se uso da metodologia da pesquisa de natureza teórico exploratória em torno da teoria dos dois autores. Vigotski e Elias possibilitaram a compreensão de que as singularidades são processos e funções presentes na constituição das estruturas psíquicas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Elias, N. (1980). Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70.

EliaS, N. (1987). On humam beings and their emotions: a process-sociological essay. Theory, Culture & Society, 4 (2),

-361.

Elias, N. (1994a). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1994b). O processo civilizador: uma história dos costumes (Vol. 1). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1939).

Elias, N. (2001). Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Góes, M. C. R. (2005). Lev Vygotski e Norbert Elias: notas sobre suas proposições a respeito de linguagem e conhecimento. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR. Recuperado em abril 20, 2009, disponível em <http://www.uel.br>.

Oliveira, I. M. (2005). A constituição social e histórica das emoções: contribuições de Elias e Vigotski. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR. Recuperado em abril 20, 2009, disponível em <http://www.uel.br>.

Padilha, A. M. L., & Silveira, M. F. (2005). Contribuições de Norbert Elias e Lev Semionovich Vigotski para pensar a exclusão social. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR. Recuperado em abril 20, 2009, disponível em <http://www.uel.br>.

Pino, A. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, 21 (71), 45-78.

Pino, A. (2005). Cultura e processo civilizador: um confronto de ideias de N. Elias e Lev Vigotski. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR. Recuperado em abril 20, 2009, disponível em <http://www.uel.br>.

Silva, A. S. R. P. (2007). Lev Vygotski e Norbert Elias: aproximação e distanciamento. Anais do X Simpósio Internacional Processo Civilizador. Campinas, SP. Recuperado em abril 20, 2009, disponível em: <http://www.uel.br>.

Trivinõs, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Vigotski, L. S. (1993). Las raíces genéticas del pensamiento y el lenguaje. In L. S. Vigotski. Obras escogidas: problemas de psicología general (Vol. 2). Madri: Visor. (Originalmente publicado em 1934).

Vigotski, L. S. (1995). Génesis de las funciones psíquicas superiores. In L. S. Vigotski. Obras escogidas: problemas del desarrolo de la psíque (Vol. 3). Madri: Visor. (Originalmente publicado em 1931).

Vigotski, L. S. (1998). O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, 21 (71), 21-44.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

HONORATO, T., & GEBARA, A. (2012). Convergências entre a teoria de Lev Semionovich Vigotski e de Norbert Elias. Estudos De Psicologia, 29(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8753