O efeito do alerta emocional na qualidade da memória

Autores

  • Carmem Beatriz NEUFELD Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Priscila Goergen BRUST-RENCK Cornell University, Departament of the Human Development
  • Liziane Souza LEITE Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Priscila de Camargo PALMA Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Falsas memórias, Histórias, Memória, Nível de alerta

Resumo

Este artigo visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias à distorção mediante um estudo das falsas memórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para eventos complexos estimulantes. A amostra foi composta por 380 adultos com idade entre 17 e 45 anos. Foi usada a versão brasileira do Procedimento de Apresentação de Slides de Cahill e McGaugh adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a realidade Sul-brasileira e para a investigação do efeito do alerta emocional na memória e nas falsas memórias. O procedimento é constituído por 11 slides, acompanhados por duas versões de uma narrativa (uma emocionalmente estimulante, sendo então a versão estimulante, e outra com um apelo emocional muito menos intenso, ou seja, a versão controle). O desempenho da memória foi avaliado por meio de um teste de memória de reconhecimento. Os resultados indicaram que a introdução de informações emocionais no meio da versão emocionalmente estimulante pode levar ao aumento de memórias verdadeiras, bem como ao aumento da produção de falsas memórias

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

NEUFELD, C. B., BRUST-RENCK, P. G., LEITE, L. S., & PALMA, P. de C. (2013). O efeito do alerta emocional na qualidade da memória. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8631

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM