Evidências de validade preditiva do G-36 e de provas de conhecimento acadêmico em relação ao desempenho no treinamento

Autores

  • Alina Gomide VASCONCELOS Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
  • Jáder dos Reis SAMPAIO Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
  • Elizabeth do NASCIMENTO Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Habilidade cognitive, Educação, Validade dos testes

Resumo

 

Este estudo teve como objetivo investigar a validade preditiva da nota na prova de conhecimentos acadêmicos e o escore no G-36 em relação ao desempenho no treinamento. A amostra foi composta por 83 candidatos de uma organização pública, com média de idade de 22,91 anos (DP=2,99), sendo 81,9% do sexo masculino e 98,8% com nível médio de escolaridade. Dentre os resultados, não houve correlação significativa entre a nota na prova e as notas nas disciplinas no treinamento. Associações significativas, iguais a 0,5 e 0,41, foram obtidas entre o escore do G-36 e as disciplinas teóricas e práticas respectivamente. Análise de regressão linear indicou que o escore no G-36 apresenta uma variância compartilhada igual a 23,0% em relação às disciplinas teóricas. Novas pesquisas deverão ser conduzidas para esclarecer os resultados do estudo e a contribuição das provas de conhecimentos amplamente utilizadas na seleção de pessoas em concursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychological Association. (1999). Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: Author.

Bertua, C., Anderson, N., & Salgado, J.F. (2005). The predictive validity of cognitive ability tests: A UK meta-analysis. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 78 (3), 387-409.

Boccalandro, E. R. (2003). G-36: teste não verbal de inteligência - Manual. São Paulo: Vetor.

Brasil. (1998). Constituição da República Federativa do Brasil: Promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva.

Brasil. (2009 24 de agosto). Decreto nº 6.944, estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, organiza sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção I. Recuperado em junho 22, 2010, disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6944.htm>.

Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas.

Dye, D. A., Reck, M., & McDaniel, M. A. (1993). The validity of job knowledge measures. International Journal of Selection and Assessment, 1(3),153-157.

Hogan, T. P. (2006). Introdução a pratica de testes psicológicos. Rio de Janeiro: LTC.

Hough, L. M., & Oswald, F. L. (2000). Personnel selection: Looking toward the future remembering the past. Annual Review of Psychology, 51, 631-664.

Hunter, J. E., & Hunter, R. F. (1984). Validity and utility of alternative predictors of job performance. Psychological Bulletin, 96(1), 72-98.

Kuncel, N. R., Hezlett, S. A., & Ones, D. S. (2004). Academic performance, career potential, creativity, and job performance: Can one construct predict them all? Journal of Personality and Social Psychology, 86(1),148-161.

Mount, M. K., Barrick, M. R., & Strauss, J. P. (1999). The joint relationship of counscientioness and ability with performance: Test of the interaction hypothesis. Journal of Management, 25(5), 707-716.

Outtz, J. L. (2002). The role of cognitive ability tests in employment selection. Human Performance, 15(1/2), 161-171.

Queiroga, F. (2009). Seleção de pessoas e desempenho no trabalho: um estudo sobre a validade preditiva dos testes de conhecimentos (Tese de doutorado não-publicada). Programa de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, Universidade de Brasília.

Robertson, I. T., & Smith, M. (2001). Personnel selection. Journal of Occupational and Organizational Psychological, 74, 441-472.

Salgado, J. F., Anderson, N., Moscoso, S., Bertua, C., & De Fruyt, F. (2003). International validity generalization of GMA and cognitive abilities: A European Community meta-analysis. Personnel Psychology, 56(3), 573-606.

Smith, M. (1994). A theory of the validity of predictors in selection. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 67(1), 13-19.

Schmidt, F. L., & Hunter, J. E. (1998). The validity and utility of selection methods in personnel psychology: Practical and theoretical implications of 85 years of research findings. Psychological Bulletin, 124(2), 262-274.

Schmidt, F. L., & Hunter, J. E. (2004). General mental ability in the world of work: Occupational attainment and job performance. Journal of Personality and Social Psychology, 86(1), 162-173.

Schmidt, F. L. (2002). The role of general cognitive ability and job performance: Why there cannot be a debate. Human Performance, 15(1/2), 187-210.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2001). Using multivariate statistics (2nd ed.). New York: HarperCollins.

Tracey, B. T., Sturman, C. M., & Tews, M., J. (2007). Ability versus personality: Factors that predict employee job performance. Cornell University, 48(3), 313-322.

Vasconcelos, A. G. (2010). Evidências de validade preditiva de medidas psicológicas em relação ao desempenho no trabalho: um estudo de caso em uma organização militar (Dissertação de mestrado não-publicada). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2013-03-31

Como Citar

VASCONCELOS, A. G., SAMPAIO, J. dos R., & NASCIMENTO, E. do. (2013). Evidências de validade preditiva do G-36 e de provas de conhecimento acadêmico em relação ao desempenho no treinamento. Estudos De Psicologia, 30(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8595