Representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes do ensino médio

Autores

  • Wilma Nascimento dos Santos Ganso CARVALHO Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Psicologia Educacional
  • Márcia Siqueira de ANDRADE Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Psicologia Educacional

Palavras-chave:

Adolescente, Aprendizagem, Percepções sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes. Para se alcançar o objetivo proposto, realizou-se estudo de caso descritivo de caráter transversal com alunos do ensino médio de três escolas. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo, e os dados quantitativos, por análises descritivas e inferenciais. Foram levantadas, a posteriore, três categorias teóricas que emergiram dos discursos dos participantes, o que indica distintas representações sociais sobre aprendizagem: concepção tradicional, renovada e contemporânea. Os resultados apontam a predominância da concepção contemporânea nos grupos estudados. Essa situação sugere que os adolescentes que assumiram a concepção contemporânea representem a aprendizagem de forma vinculada ao sistema periférico, dispositivo que prepara as transformações cristalizadas, amortecendo o confronto entre realidade subjetiva e elementos consensuais, constitutivos do núcleo central das representações sociais

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abric, J. C. (1997). Les représentations sociales: aspects théoriques. In J. C. Abric (Org.), Pratiques sociales et

représentations (pp.11-37). Paris: Presses Universitaires de France.

Abric, J. C. (2001). O estudo experimental das representações sociais. In D. Jodelet (Org.), As representações sociais (pp.155-171). Rio de Janeiro: UERJ.

Abric, J. C. (2002). L’approche structurale des représentations sociales: développements récents. Psychologie et Société, 2 (4), 81-103.

Abric, J. C. (2003). Méthodes d´études des représentations sociales. Ramonville Saint-Agne: Edition Eres.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. (1997). A tradição pedagógica brasileira. In Ministério da Educação e Cultura (Org.), Parâmetros curriculares nacionais (pp.6-33). Brasília: MEC.

Flament, C. (2001). Estrutura e dinâmica das representações sociais. In D. Jodelet (Org.), As representações sociais (pp.173-186). Rio de Janeiro: UERJ.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2003). Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2000 [CD-ROM]. Microdados. Rio de Janeiro: Autor.

Jodelet, D. (1985). La representación social: fenómenos, concepto y teoria. In S. Moscovici (Org.), Psicologia social (pp.469-494). Buenos Aires: Paidós.

Jodelet, D. (1989). Représentations sociales: un domaine em expansion. In D. Jodelet (Org.), Les représentations sociales (pp.31-61). Paris: PUF.

Luckesi, C. C. (1994). Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. Luzuriaga, L. (1980). História da educação e da pedagogia. São Paulo: Editora Nacional.

Minayo, M. C. S. (1996). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de janeiro: Vozes.

Moliner, P. (1995). A two-dimensional model of social representations. European Journal of Social Psychology, 25(1), 27-40.

Moreira, M. I. C. (2000). Psicologia da adolescência: contribuições para um estado da arte. Interações: Estudo e Pesquisas em Psicologia, 5(10), 25-51.

Moscovici, S. (2003). Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes.

Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e mestres. Porto Alegre: Artmed.

Pozo, J. I. (2003). Adquisición de conocimiento: cuando la carne se hace verbo. Madrid: Morata.

Pozo, J., & Postigo, Y. (2000). Los procedimientos como contenidos escolares: uso estratégico de la información. Barcelona: Edebé.

Pozo, J. I., Scheuer, N., Pérez, M., Mateos, M., Martin, E., & Cruz, M. (2006). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje: las concepciones de profesores y alumnos. Barcelona: Editorial Grao.

Tura, L. F. R. (1998). Aids e estudantes: a estrutura das representações. In D. Jodelet & M. Madeira (Orgs.), Aids e representações sociais: a busca de sentidos (pp.121-154). Natal: EDUFRN.

Downloads

Publicado

2013-03-31

Como Citar

CARVALHO, W. N. dos S. G., & ANDRADE, M. S. de. (2013). Representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes do ensino médio. Estudos De Psicologia, 30(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8532