Estudo sobre universitários em crise

evasão e re-escolha profissiona

Autores

  • Yvette Pih LEHMAN Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social do Trabalho

Palavras-chave:

Escolha vocaciona, Evasão escola, Orientação vocacional, Políticas pública

Resumo

Busca-se, neste trabalho, identificar os determinantes que interferem no processo de re-escolha profissional e sua dinâmica, e tenta-se esboçar o modelo de atendimento específico para essa população. Tem-se observado um crescente número de universitários em crise com o curso superior escolhido, o que pode culminar em seu abandono. Esse é um fenômeno atual e requer atenção em relação à satisfação e à qualidade de vínculo que o aluno tem com a universidade. Foram analisados os casos de re-escolha triados e atendidos (individualmente ou em grupo) em um serviço de orientação profissional num período de cinco anos, totalizando 180 jovens de cursos bastante distintos. Analisando as causas de desistências pelos jovens, pode-se apontar a falta de elaboração num processo de escolha inicial como um dos fatores da desistência. Há necessidade de desenvolvimento de políticas públicas em orientação profissional, como também desenvolvimento de núcleos de atendimento aos alunos que abarque essa questão.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

LEHMAN, . Y. P. (2014). Estudo sobre universitários em crise: evasão e re-escolha profissiona. Estudos De Psicologia, 31(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8375

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM