DESENVOLVIMENTO AFETIVO MEDIDO PELO TESTE DAS PIRÂMIDES COLORIDAS DE PFISTER E GRAUS DE PERDA AUDITIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Palavras-chave:
Afetividade, Pirâmides de Pfister, Perdas AuditivasResumo
O presente estudo teve como objetivos principais verificar a sensibilidade do TPC em discriminar diferenças intra grupo de surdos e entre os resultados de cada um dos dois grupos (portadores de surdez menor ou maio que 80 db) com o padrão esperado. Participaram 1QO adolescentes surdos, entre 13 a 20 anos, alunos de escolas especiais ou regulares de Campinas. Verificou-se que, enquanto Instrumento, o TPC não foi sensível em detectar diferenças significantes entre grupos, mas o fez quando os resultados foram confrontados com o esperado. Foi possível o levantamento de uma série de características comuns, e distintas, entre os grupos. Não foi observado um perfil caracteristicamente psicótico ou tendências psicóticas marcantes o que vem de encontro a várias pesquisas realizadas.
Downloads
Referências
ALTSHULER, K. Z. - Personality traits and depressive symptoms in the deaf. In: Wortis (org.) - Recent advanceds In blologlcal pslchlatry. New York, Plemum Press, 1964.
ALTSHULER, K.Z. - Sludies of the Deaf: Relevance to Psychiatric Theory. Amerlcan Journal Psychlatry, 127:11,1521-1526,1971.
ALTSHULER, K.Z. - Evolucion Social y psycológica dei niliosordo: problemas y tratamlento. In: Fine, P.J. - la sordera en Ia prlmera y segunda InfAncla. Buenos Aires, Ed. Médica Panamericana, 51-68, 1977.
AMARAL, F.V. - PlrAmldes Coloridas de Pfl. ter. Rio de Janeiro, Centro de Psicologia Aplicada (CEPA), 1978.
BEST, P.K. - A review of deafness and mental health. Journal of Rehabilltation of the Deaf, 7: 15 - 22, 1973.
BINDON, M. - Make-a-picture story test findings for rubella deaf children. Journal of Abnormal and Social Psychology,55 :38-58, 1957.
BONILHA, L.C. - Contribuição à fundamentação do teste das pirâmides coloridas de Pfister. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2':82-90, 1968a.
BONILHA, L. C. - Confronto entre dados do psicodiagnóstico de Rorschach e do teste das pirâmides coloridas. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2: 48-63, 1968b.
BOWLBY, J. - The nature of the child's tie to his mother. International Journal of Psychoanalyse .39:350-380, 1958.
CANESTRARI, R.; Bitti, P.E.R. - Psychology of the hearing impaired and differential psychological reactions to prosthetic rehabilitation. Audlology, 17 : 32 - 43, 1978.
EDLER, R. - Estudo da estrutura e funcionamento da educação especial nos sistemas estaduais de educação do Brasil. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, F.G.V./ISOP/CPGPA, 1977.
FERREIRABRITO, L. - Socialização, Linguagem e Cognição em Surdos. Anais da 11Conferência Latino Americana de Surdos. Buenos Aires, Faculdade de Medicina de La Universidade de Buenos Aires, 20-35, 1985.
FRANK, L.K. - Projective methods for the study of personality. Journal of Psychology, 8 :389-413,1939.
GINSBERG, A. M. - O teste das pirâmides de cores - sua validade e precisão. Boletim de Psicologia, 36 :28-36, 1959.
JUSTO, H.; Van Kolck, T. - O teste das pirâmides de cores. São Paulo, Vector Ed. Psicopedagógica, 1976.
KENNEDY, A.E.C. - The effects of deafness on personality. Journal of Rehabilitation of the Deaf, 6:22-33, 1973.
KUHN, A.M.; GAVANÇA, M.M.; ALBERNAZ, P.L.M.; CAORILHA, H. H.; MARQUES, M. I. B. - Do perfil psicológico nas síndromes labirínticas com exame vestibular normal alterado. Acta Awho, 2 : 11-15, 1983.
LAX, R.F. - Some aspects of the interaction between mother and impaired child: mother’s narcissistic trauma. Internatlonal Journal Psychoanalyses, 53: 339-344, 1972.
LEBUFFE, F. P.; LEBUFFE, L. - Psychiatric Aspects of Deafness. Primary care, 6 (2), 295-310, 1979.
LEVINE, E. S. - Youth in a silence world. New York, New York University Press, 1956.
MARTIN, D.S. (Ed.) - Cognition, Education and Deafnes. Gallaudet Colege Press, Washington. DC, 1985.
MC ANDREW, H. - Rigidity and isolation; a study of the deaf and the blind. Journal Abnormal and Social Psychology, 43:476-490,1948.
MEADOW, K.P. - Self - image, family climate, and deafness. Social Forces, 47:428-438, 1969.
MYKLEBUST, H.R. - Psicologia dei Sordo. Madrid, Ed. Magistério Espãnol, 1971.
NÓRDEN, K. - Learning processes and personality developmentin deaf children. American Annals of the Deaf. 404-410, junho, 1981.
PERELLÓ, J.; TORTOSA, F. - Sordomudez. Barcelona, Editorial Científico Médica, 1972.
RAINER, J.D. - Psychiatric services for the deaf: some unmet needs. Journal of Rehabilitatlon of the Deaf, 3 (1):82-89, 1969.
RAINER, J., D.; ALTSHULER,K. Z.;KALLMANN,F. J.- Family and mental health problems In a deaf population, Springfieldm Charles C. Thomas Publisher, 1969.
SARLIN, M. B.; ALTSHULER, K. Z. - Group psychoterapy with deaf adolescents in a school setting. International Journal of Group Psychotherapy, 16 (3): 337 -343, 1968.
SOUZA, P.M. - Contribuição ao estudo da personalidade de adolescentes surdos através do TRC de Max Pflster. Dissertação de Mestrado. PUCCAMP, São Paulo, 1986.
SPITZ, R. A. - A genetic field theory of ego formatlon. New York, International Univesities Press, 1959.
STEVENSON, E.A.- Astudy of educational achiements of deaf parents. The California News, 80: 143- 160, 1964.
TUKEY, J. M. - Exploratory data analysls. Massachusetts, Addison - Wesly Reading, 1977.
VAN KOLK, T.; SOUZA, C. C.; BARDELLA, J. G. -O teste das pirâmides de Max Pfister em dois grupos de delinquentes. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2 : 3-24, 1966.
VERNON, M. - Multiply handicapped deaf children: medical, educational and psychological considerations. Washington (DC), the council for Exceptional children Inc, 1969.
VERNON, M.; OTTINJER, P. J. - Psychosocial aspects of hearing impairment. In: Schow, R.L. Nerbonne, M.A.- Introducatlon to anual Rehabilltation. Baltimore. Univesity Paula Press, 1980.
VYGOTSKY, L.S. - Pensamento e linguagem. Tradução de M. Resende; ed. 42. Lisboa. Antícoto Ed., 1979.
VYGOTSKY, L.S. - A formação social da mente. Coordenação da Tradução: Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos - Departamento de Ciências Biomédicas (USP), 11ª edição. São Paulo. Martins Fontes Ed., 1984.
WINNICOT, D.W. - A família e o desenvolvimento do Indivíduo. Tradução de Álvaro Cabral, 51 edição. Belo Horizonte, Ed. Interlivros, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.