DESENVOLVIMENTO AFETIVO MEDIDO PELO TESTE DAS PIRÂMIDES COLORIDAS DE PFISTER E GRAUS DE PERDA AUDITIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Regina Maria de SOUZA UNICAMP
  • Fantina DUARTE PUCCAMP
  • José Antonio CORDEIRO UFRP/SP

Palavras-chave:

Afetividade, Pirâmides de Pfister, Perdas Auditivas

Resumo

O presente estudo teve como objetivos principais verificar a sensibilidade do TPC em discriminar diferenças intra grupo de surdos e entre os resultados de cada um dos dois grupos (portadores de surdez menor ou maio que 80 db) com o padrão esperado. Participaram 1QO adolescentes surdos, entre 13 a 20 anos, alunos de escolas especiais ou regulares de Campinas. Verificou-se que, enquanto Instrumento, o TPC não foi sensível em detectar diferenças significantes entre grupos, mas o fez quando os resultados foram confrontados com o esperado. Foi possível o levantamento de uma série de características comuns, e distintas, entre os grupos. Não foi observado um perfil caracteristicamente psicótico ou tendências psicóticas marcantes o que vem de encontro a várias pesquisas realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTSHULER, K. Z. - Personality traits and depressive symptoms in the deaf. In: Wortis (org.) - Recent advanceds In blologlcal pslchlatry. New York, Plemum Press, 1964.

ALTSHULER, K.Z. - Sludies of the Deaf: Relevance to Psychiatric Theory. Amerlcan Journal Psychlatry, 127:11,1521-1526,1971.

ALTSHULER, K.Z. - Evolucion Social y psycológica dei niliosordo: problemas y tratamlento. In: Fine, P.J. - la sordera en Ia prlmera y segunda InfAncla. Buenos Aires, Ed. Médica Panamericana, 51-68, 1977.

AMARAL, F.V. - PlrAmldes Coloridas de Pfl. ter. Rio de Janeiro, Centro de Psicologia Aplicada (CEPA), 1978.

BEST, P.K. - A review of deafness and mental health. Journal of Rehabilltation of the Deaf, 7: 15 - 22, 1973.

BINDON, M. - Make-a-picture story test findings for rubella deaf children. Journal of Abnormal and Social Psychology,55 :38-58, 1957.

BONILHA, L.C. - Contribuição à fundamentação do teste das pirâmides coloridas de Pfister. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2':82-90, 1968a.

BONILHA, L. C. - Confronto entre dados do psicodiagnóstico de Rorschach e do teste das pirâmides coloridas. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2: 48-63, 1968b.

BOWLBY, J. - The nature of the child's tie to his mother. International Journal of Psychoanalyse .39:350-380, 1958.

CANESTRARI, R.; Bitti, P.E.R. - Psychology of the hearing impaired and differential psychological reactions to prosthetic rehabilitation. Audlology, 17 : 32 - 43, 1978.

EDLER, R. - Estudo da estrutura e funcionamento da educação especial nos sistemas estaduais de educação do Brasil. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, F.G.V./ISOP/CPGPA, 1977.

FERREIRABRITO, L. - Socialização, Linguagem e Cognição em Surdos. Anais da 11Conferência Latino Americana de Surdos. Buenos Aires, Faculdade de Medicina de La Universidade de Buenos Aires, 20-35, 1985.

FRANK, L.K. - Projective methods for the study of personality. Journal of Psychology, 8 :389-413,1939.

GINSBERG, A. M. - O teste das pirâmides de cores - sua validade e precisão. Boletim de Psicologia, 36 :28-36, 1959.

JUSTO, H.; Van Kolck, T. - O teste das pirâmides de cores. São Paulo, Vector Ed. Psicopedagógica, 1976.

KENNEDY, A.E.C. - The effects of deafness on personality. Journal of Rehabilitation of the Deaf, 6:22-33, 1973.

KUHN, A.M.; GAVANÇA, M.M.; ALBERNAZ, P.L.M.; CAORILHA, H. H.; MARQUES, M. I. B. - Do perfil psicológico nas síndromes labirínticas com exame vestibular normal alterado. Acta Awho, 2 : 11-15, 1983.

LAX, R.F. - Some aspects of the interaction between mother and impaired child: mother’s narcissistic trauma. Internatlonal Journal Psychoanalyses, 53: 339-344, 1972.

LEBUFFE, F. P.; LEBUFFE, L. - Psychiatric Aspects of Deafness. Primary care, 6 (2), 295-310, 1979.

LEVINE, E. S. - Youth in a silence world. New York, New York University Press, 1956.

MARTIN, D.S. (Ed.) - Cognition, Education and Deafnes. Gallaudet Colege Press, Washington. DC, 1985.

MC ANDREW, H. - Rigidity and isolation; a study of the deaf and the blind. Journal Abnormal and Social Psychology, 43:476-490,1948.

MEADOW, K.P. - Self - image, family climate, and deafness. Social Forces, 47:428-438, 1969.

MYKLEBUST, H.R. - Psicologia dei Sordo. Madrid, Ed. Magistério Espãnol, 1971.

NÓRDEN, K. - Learning processes and personality developmentin deaf children. American Annals of the Deaf. 404-410, junho, 1981.

PERELLÓ, J.; TORTOSA, F. - Sordomudez. Barcelona, Editorial Científico Médica, 1972.

RAINER, J.D. - Psychiatric services for the deaf: some unmet needs. Journal of Rehabilitatlon of the Deaf, 3 (1):82-89, 1969.

RAINER, J., D.; ALTSHULER,K. Z.;KALLMANN,F. J.- Family and mental health problems In a deaf population, Springfieldm Charles C. Thomas Publisher, 1969.

SARLIN, M. B.; ALTSHULER, K. Z. - Group psychoterapy with deaf adolescents in a school setting. International Journal of Group Psychotherapy, 16 (3): 337 -343, 1968.

SOUZA, P.M. - Contribuição ao estudo da personalidade de adolescentes surdos através do TRC de Max Pflster. Dissertação de Mestrado. PUCCAMP, São Paulo, 1986.

SPITZ, R. A. - A genetic field theory of ego formatlon. New York, International Univesities Press, 1959.

STEVENSON, E.A.- Astudy of educational achiements of deaf parents. The California News, 80: 143- 160, 1964.

TUKEY, J. M. - Exploratory data analysls. Massachusetts, Addison - Wesly Reading, 1977.

VAN KOLK, T.; SOUZA, C. C.; BARDELLA, J. G. -O teste das pirâmides de Max Pfister em dois grupos de delinquentes. Revista de Psicologia Normal e Patológica, 1-2 : 3-24, 1966.

VERNON, M. - Multiply handicapped deaf children: medical, educational and psychological considerations. Washington (DC), the council for Exceptional children Inc, 1969.

VERNON, M.; OTTINJER, P. J. - Psychosocial aspects of hearing impairment. In: Schow, R.L. Nerbonne, M.A.- Introducatlon to anual Rehabilltation. Baltimore. Univesity Paula Press, 1980.

VYGOTSKY, L.S. - Pensamento e linguagem. Tradução de M. Resende; ed. 42. Lisboa. Antícoto Ed., 1979.

VYGOTSKY, L.S. - A formação social da mente. Coordenação da Tradução: Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos - Departamento de Ciências Biomédicas (USP), 11ª edição. São Paulo. Martins Fontes Ed., 1984.

WINNICOT, D.W. - A família e o desenvolvimento do Indivíduo. Tradução de Álvaro Cabral, 51 edição. Belo Horizonte, Ed. Interlivros, 1980.

Downloads

Publicado

1991-12-31

Como Citar

de SOUZA, R. M. ., DUARTE, F. ., & CORDEIRO, J. A. . (1991). DESENVOLVIMENTO AFETIVO MEDIDO PELO TESTE DAS PIRÂMIDES COLORIDAS DE PFISTER E GRAUS DE PERDA AUDITIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Estudos De Psicologia (Campinas), 8(2), 65–101. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7988

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)