Intencionalidade comunicativa: teorias e implicações para a cognição social infantil

Autores

  • Fabíola de Sousa Braz AQUINO Universidade Federal da Paraíba
  • Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Cognição social, Intenção, Linguagem, Relação mãe-criança

Resumo

Esse artigo explora a questão da intencionalidade comunicativa dos bebês e a aquisição dessa habilidade no primeiro ano de vida. Apresenta pontos de vista teóricos acerca dessa temática, pesquisas que assinalam a dimensão sociocomunicativa da linguagem, suas contribuições para a cognição social infantil, e o papel do adulto na coconstrução dessa habilidade. Destaca, ainda, a relação estreita entre intenção comunicativa e contextos triádicos, os diferentes pontos de vista acerca do momento evolutivo em que surgem tais habilidades e as nuances na investigação dos atos comunicativos infantis, principalmente quando tais atos incorporam o elemento intencional.

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Publicado

2010-09-30

Como Citar

AQUINO, F. de S. B. ., & SALOMÃO, N. M. R. . (2010). Intencionalidade comunicativa: teorias e implicações para a cognição social infantil. Estudos De Psicologia, 27(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7161