Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares

Autores

  • Neide Maria Gomes de LUCENA Universidade Federal da Paraíba
  • Daniele de Almeida SOARES Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana Maria de Morais Martins SOARES Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Ortiz Rocha de ARAGÃO Universidade Federal de Campina Grande
  • Eduardo RAVAGNI Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Distúrbios de aprendizagem, Lateralidade

Resumo

Este estudo teve por objetivos: 1) verificar se existe associação entre lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e déficit de organização espacial em escolares; 2) categorizar as variações de lateralidade nesta população. A amostra foi constituída de 400 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa (PB). A lateralidade e a organização espacial foram avaliadas, respectivamente, por meio do Harris Test of Lateral Dominance e da Bateria de Piaget-Head. Os resultados evidenciaram 23 tipos de lateralidade mão-olho-pé, observando-se maior percentual (48,75%) de destralidade completa (dominância manual, ocular e dos membros inferiores direita). Houve associação significativa (p<0,05) entre sinistralidade completa e déficit de organização espacial. Os resultados atentam para a importância de se inserirem no cotidiano escolar programas de estimulação motora voltados à lateralidade e à organização espacial das crianças, como forma de prevenir distorções no seu processo de aprendizagem.

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Publicado

2010-03-30

Como Citar

LUCENA, N. M. G. de ., SOARES, D. de A. ., SOARES, L. M. de M. M. ., ARAGÃO, P. O. R. de ., & RAVAGNI, E. . (2010). Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares. Estudos De Psicologia, 27(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7120