Relações entre preconceito, ideologia e atitudes frente à educação inclusiva

Autores

  • José Leon CROCHÍK Universidade de São Paulo
  • Ricardo CASCO Universidade de São Paulo
  • Mariane CERON Universidade de São Paulo
  • Fabiana Olivieri CATANZARO Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Ideologia, Preconceito, Teoria crítica da sociedade

Resumo

Este artigo analisa atitudes de alunos de um curso de pedagogia frente à educação inclusiva. Parte da hipótese de que o preconceito e a ideologia podem ser obstáculos à inclusão de crianças com deficiência na escola. Foram aplicadas quatro escalas: Manifestação de Preconceito, Atitudes Frente à Educação Inclusiva e Ideologia da Racionalidade Tecnológica, elaboradas por Crochík em 2000, 2003 e 2006, e a escala F, construída por Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson e Sanford em 1950. O estudo foi realizado com 188 estudantes de pedagogia. Os alunos desta amostra tenderam a ser mais favoráveis do que desfavoráveis à educação inclusiva, e foi possível verificar que o preconceito, a adesão à ideologia da racionalidade tecnológica e, implicitamente, ao fascismo, são variáveis que se relacionam às atitudes acerca desse tipo de educação.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

CROCHÍK, J. L. ., CASCO, R. ., CERON, M., & CATANZARO, F. O. . (2009). Relações entre preconceito, ideologia e atitudes frente à educação inclusiva. Estudos De Psicologia, 26(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7053