Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia

Autores

  • Elza Maria Tavares SILVA Universidade de Mogi das Cruzes
  • Geraldina Porto WITTER Universidade Camilo Castelo Branco

Palavras-chave:

Compreensão de leitura, Leitura, Teste de cloze

Resumo

Objetivou-se estudar a compreensão de leitura e a sua correlação com disciplina específica e geral. Participaram 18 universitárias de Psicologia de escola privada, 5º período. Um teste de Cloze convencional (total possível de acertos=40) foi aplicado no início do período letivo, e outro, no final. Colheram-se também avaliações da disciplina Leitura e Escrita e de uma prova diagnóstica. No pré-teste, a compreensão variou de 13 a 23 acertos, no pós-teste variou de 12 a 22. Em Leitura e Escrita a variação foi de 6 a 9,5. Na diagnóstica, as notas foram de 5,5 a 9. Verificou-se correlação significativa (p=0,05 adotado para o trabalho todo) entre compreensão de texto pré e pós (r o=0,51); entre avaliação acadêmica na disciplina específica e na diagnóstica (r=0,32) não houve significância. Entre avaliação diagnóstica e pré-teste a correlação foi de 0,42, e o pós-teste foi 0,38. No todo, o teste T resultou em T=58 (n=17), sendo Tc=35. Conclui-se que Ho não foi rejeitada, pois não houve diferença entre as duas medidas. É possível também concluir que não houve melhoria em leitura e o nível em leitura não foi satisfatório.

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Publicado

2008-09-30

Como Citar

SILVA, E. M. T. ., & WITTER, G. P. . (2008). Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia. Estudos De Psicologia, 25(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7014