Psicoterapia com crianças ou adultos: expectativas e habilidades sociais de graduandos de psicologia

Autores

  • Giovana DEL PRETTE Universidade de São Paulo
  • Zilda Aparecida Pereira DEL PRETTE Universidade Federal de São Carlos
  • Sonia Beatriz MEYER Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

valores sociais, condutas terapêuticas, psicologia clínica

Resumo

Este estudo focalizou a relação entre a auto-avaliação de habilidades sociais de alunos de Psicologia, suas expectativas quanto ao atendimento terapêutico e sua preferência pelo atendimento de crianças ou adultos. Participaram 67 alunos de terceiro ano, de quatro universidades, que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais e a um questionário de expectativas e opiniões sobre atendimento clínico. Com base no item preferência, a amostra foi dividida em dois grupos: preferência por adultos e preferência por crianças, para a análise dos demais dados. Os resultados mostraram: (a) maior proporção de preferência por atender adultos, mas maior intensidade da preferência por criança; (b) escolha da clientela associada a aspectos positivos do aluno (habilidade, capacidade, facilidade) e do processo terapêutico (atratividade, dificuldades e amplitude da intervenção possível), mas não a características da clientela (importância, gravidade e possibilidade de melhora); (c) escores de habilidades sociais significativamente maiores no grupo que preferiu crianças para o Fator 2: auto-afirmação na expressão de afeto positivo. Esses resultados evidenciam a relevância dos fatores pessoais nas escolhas dos alunos e a importância de promover habilidades sociais profissionais como um dos ingredientes da formação de terapeutas (especialmente de crianças), apontando para questões práticas e de pesquisa no campo da formação e da atuação clínica em Psicologia.

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Publicado

2007-09-30

Como Citar

DEL PRETTE, G. ., DEL PRETTE, Z. A. P. ., & MEYER, S. B. . (2007). Psicoterapia com crianças ou adultos: expectativas e habilidades sociais de graduandos de psicologia. Estudos De Psicologia, 24(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6892