Habilidades sociais das mães e envolvimento com os filhos: um estudo correlacional

Autores

  • Fabiana CIA Universidade Federal de São Carlos
  • Camila de Sousa PEREIRA Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira DEL PRETTE Universidade Federal de São Carlos
  • Almir DEL PRETTE Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

habilidades sociais, habilidades sociais educativas, relacionamento mãe-filho

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o repertório de habilidades sociais de mães e o envolvimento com seus filhos. Participaram 22 mães de alunos da primeira série do ensino fundamental, que preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão das Mães e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Os respondentes relataram bom repertório de habilidades sociais, que foi positivamente correlacionado com as medidas de envolvimento entre as mães e seus filhos. Tais resultados sugerem a importância do repertório de habilidades sociais das mães no envolvimento com os filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas que visem melhorar as habilidades sociais maternas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baraldi, D. M., & Silvares, E. F. M. (2003). Treino de habilidades sociais com crianças agressivas associado à orientação dos pais: Análise empírica de uma proposta de atendimento. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp.235-258). Campinas: Alínea.

Bertolini, L. B. A. (2002). Funções paternas, maternas e conjugais na sociedade ocidental. In A. L. B. Bertolini (Org.), Relações entre o trabalho da mulher e a dinâmica familiar (pp.27-31). São Paulo: Vetor.

BolsoniSilva, A. T., & Del Prette, A. (2002). O que os pais falam sobre suas habilidades sociais e de seus filhos? Argumento, 3 (7), 71-86.

BolsoniSilva, A. T., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2000). Relacionamento pais-filhos: um programa de desenvolvimento interpessoal em grupo. Psicologia Escolar e Educacional, 3 (3), 203-215.

BolsoniSilva, A. T., & Marturano, E. M. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia (Natal), 7 (2), 227-235.

Cia, F., D'Affonseca, S. M., & Barham, E. J. (2004). A relação entre envolvimento paterno e desempenho acadêmico dos filhos. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 14 (29), 277-286.

Cozby, P. C. (2002). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento São Paulo: Editora Atlas.

D'Affonseca, S. M. (2005). Prevenindo fracasso escolar: Comparando o autoconceito e desempenho acadêmico de filhos de mães que trabalham fora e donas de casa Dissertação de mestrado não-publicada, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos.

D'Avila-Bacarji, K. M. G., Marturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10 (1), 107-115.

Dantas, C., Jablonski, B., & Féres-Carneiro, T. (2004). Paternidade: considerações sobre a relação pais-filhos após a separação conjugal. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 14 (29), 347-357.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P, & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação (2a.ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e Prática Petrópolis: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (no prelo). Adolescência e fatores de risco: a importância das habilidades sociais educativas. In F. J. Penna, & V. G. Haase (Orgs.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência Belo Horizonte: Coopmed.

Dessen, M. A., & Costa, A. L. (2005). A ciência do desenvolvimento humanoPorto Alegre: Artmed.

Diniz, G. (1999). Homens e mulheres frente a interação casamento trabalho: Aspectos da realidade brasileira. In T. F. Carneiro (Org.), Casal e família: entre a tradição e a transformação (pp.31-54). Rio de Janeiro: NAU.

Feldman, R., & Klein, P. S. (2003). Toddlers' selfregulated compliance to mothers, caregivers, and fathers: Implications for theories of socialization. Developmental Psychology, 3 (4), 680-692.

Flouri, E., & Buchanan, A. (2003). The role of father involvement in children's later mental health. Journal of Adolescence, 26 (1),63-78.

Freitas, M. G. (2005). Desenvolvimento e avaliação de um programa de habilidades sociais com mães sobre o repertório social dos filhos deficientes visuais Tese de doutorado não-publicada, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos.

Gomide, P. I. C. (2003). Estilos parentais e comportamento anti-social. In A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliações e intervenção (pp.21-60). Campinas: Alínea.

Hill, N. E., & Taylor, L. C. (2004). Parental school involvement and children's academic achievement. Current Directions in Psychological Science, 13 (4), 161-164.

Jaffee, S. R., Moffitt, T. E., Caspi, A., & Taylor, A. (2003). Life with (or without) father: the benefits of living with two biological parents depend on the father's antisocial behavior. Child Development, 74 (1), 109-126.

Kenny, M. E., & Gallagher, L. A. (2002). Instrumental and social/relational correlates of perceived maternal and paternal attachment in adolescence. Journal of Adolescence, 25 (2),203-219.

Lohr, S. S. (2003). Estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais em idade escolar. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp.293-310). Campinas: Alínea.

McDowell, D. J., & Parke, R. D. (2002). Parent and child cognitive representations of social situations and children's social competence. Social Development, 11 (4), 469-486.

Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Del Prette, A., Amarante, C. L. D., & Del Prette, Z. A. P. (no prelo). Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre.

Possatti, I. C., & Dias, M. R. (2002). Parâmetros psicométricos das escalas de qualidade dos papéis desempenhados pela mulher: mãe e trabalho pago. Estudos de Psicologia (Natal), 7 (1), 103-115.

Ranchandan, P., & McConachie, H. (2005). Mother, father and their children's health. Child: Care, Health and Development, 31 (1), 5-6.

Scaramella, L. V., & Conger, R. D. (2004). Intergenerational continuity of hostile parenting and its consequences: The moderating influence of children's negative emotional reactivity. Social Development, 12 (3), 420-439.

Schneider, B. H., Atkinson, L., & Tardif, C. (2001). Child-parent attachment and children's peer relations: a quantitative review. Developmental Psychology, 37 (1), 86-100.

Tiedje, L. B. (2004). Process of change in work/home incompatibilities employed mothers. Journal of Social Issues, 60 (4), 787-800.

Downloads

Publicado

2007-03-30

Como Citar

CIA, F. ., PEREIRA, C. de S. ., DEL PRETTE, Z. A. P. ., & DEL PRETTE, A. . (2007). Habilidades sociais das mães e envolvimento com os filhos: um estudo correlacional. Estudos De Psicologia, 24(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6833