Gênero, adversidade e problemas socioemocionais associados à queixa escolar

Autores

  • Edna Maria MARTURANO Universidade de São Paulo
  • Gisele Paschoal TOLLER Universidade de São Paulo
  • Luciana Carla dos Santos ELIAS Centro Universitário Claretiano de Batatais

Palavras-chave:

adversidade ambiental, atendimento psicológico, crianças, estudantes, gênero, problemas socioemocionais

Resumo

Pesquisas sobre crianças com queixa escolar têm encontrado predomínio de meninos e altas taxas de problemas de comportamento, que estão associados a um prognóstico pobre quando ocorrem em contexto de adversidade ambiental. Este estudo objetivou investigar, nessa clientela, diferenças de gênero na ocorrência de adversidades e na sua associação com problemas de comportamento. Participaram 46 meninos e 29 meninas (7-12 anos), encaminhados a uma clínica-escola de Psicologia por desempenho escolar pobre. Problemas de comportamento foram investigados através do Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência de Achenbach. Uma escala de eventos adversos foi usada para levantamento de adversidades. A análise estatística indicou mais problemas internalizantes nas meninas, maior exposição delas à adversidade e diferenças de gênero nas correlações entre adversidade ambiental e comportamento. Os resultados podem subsidiar práticas de atenção psicológica a essas crianças, cujas necessidades transcendem o contexto escolar.

Downloads

Referências

Achenbach, T.M. (1991). Manual for the child behavior checklist 1218 and 1991 profile Burlington, VT: University of Vermont Department of Psychiatry.

Ackerman, B.P., Kogos, J., Youngstrom, E., Schoff, K., & Izard, C. (1999). Family instability and the problem behaviors of children from economically disadvantaged families. Developmental Psychology, 35 (1), 258268.

Angelini, A.L., Alves, T.C.C., Custódio, E.M., Duarte, W.S., & Duarte, K.L.M. (1999). Manual matrizes progressivas coloridas de Raven escala especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and Statistical manual of mental disorder (4th ed.). Washington, DC: APA.

Bordin, I.A.S., Mari, J.J., & Caeiro, M. F. (1995). Validação da versão brasileira do "Child Behavior Checklist" (CBCL) Inventário do Comportamento da Infância e Adolescência: dados preliminares. Revista ABPAPAL, 17 (2), 5566.

Capellini, S.A., Tonelotto, J.M.F., & Ciasca, S.M. (2004). Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores. Estudos de Psicologia, 21 (2), 7990.

Compas, B.E., Howell, D.C., & Ledoux, E. (1989). Parent and Child Stress and Symptoms: an integrative analysis. Developmental Psychology, 25 (4), 550559.

Crijnen, A.A.M., Achenbach, T.M., & Verhulst, F.C. (1997). Comparisons of problems reported by parents of children in 12 cultures: total problems, externalizing, and internalizing. Journal of the Americam Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 36 (9), 12691277.

Cummings, E.M., Davies, P.T., & Simpson, K.S. (1996). Marital conflict,gender, and children's appraisals and coping efficacy as mediators of child adjustment. Journal of Family Psychology, 8 (2), 141149.

D'avilaBacarji, K.M.G. (2004). O ambiente familiar de crianças referidas para atendimento psicológico por dificuldades escolares: um estudo comparativo com alunos não referidos Dissertação de mestrado nãopublicada, Programa de PósGraduação em Saúde Mental, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Elias, L.C.S. (2003). Solução de problemas interpessoais em crianças com baixo rendimento escolar. Tese de doutorado nãopublicada, Programa de PósGraduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Fergusson, D.M., Lynskey, M.T., & Horwood, L.J. (1996). Factors associated with continuity and changes in disruptive behavior patterns between childhood and adolescence. Journal of Abnormal Child Psychology, 24 (5), 533553.

Ferreira, M.C.T., & Marturano, E.M. (2002). Ambiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (1), 3544.

Graminha, S.S.V. (1992). Problemas emocionais/comportamentais e nível de escolaridade das crianças [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.). Comunicações Científicas da XXII Reunião Anual de Psicologia (p. 22). Ribeirão Preto, SP.

Graminha, S.S.V. (1994). Problemas emocionais/comportamentais em uma amostra de escolares: incidência em função do sexo e idade. Psico, 25 (1), 4974.

Graminha, S.S.V., & Martins, M.A.O. (1994). Procura de atendimento psicológico para crianças: características da problemática relatada pelos pais. Psico, 25 (2), 5379.

Harold, G.T., Fincham, F.D., Osborne, L.N., & Conger, R.D. (1997). Mom and dad are at it again: Adolescent perceptions of marital conflict and adolescent psychological distress. Developmental Psychology, 33 (2), 333350.

Hinshaw, S.P. (1992). Externalizing behavior problems and academic underachievement in chilhood and adolecence: causal relationships and underlying mechanisms. Psychological Bulletin, 11 (2), 127155.

Marturano, E.M., Linhares, M.B.M., Loureiro, S.R., & Machado, V.L.S. (1997). Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia, 31 (2), 223241.

Marturano, E.M., Parreira, V.L.C., & Benzoni, S.A.G. (1997). Crianças com queixas de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter. Estudos de Psicologia, 14 (3), 315.

Sales, J.R. (1989). Estudo sobre a clientela da área de saúde mental em Varginha. Psicologia Ciência e Profissão, 9 (1), 2226.

Sameroff, A.J., Seifer, R., Baldwin, A., & Baldwin, C. (1993). Stability of intelligence from preschool to adolecence: the influence of social and family risk factors. Child Development, 64 (1), 8097.

Santos, L.C. (1999). Crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de seguimento. Dissertação de mestrado nãopublicada, Programa de PósGraduação em Saúde Mental, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Santos, M.A. (1990). Caracterização da clientela de uma clínica psicológica da Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42 (2), 7994.

Stein, L.M. (1994). TDE Teste de Desempenho Escolar São Paulo: Casa do Psicólogo.

Thompson, J.R.J., Lampron, L.B., Johanson, D.F., & Eckstein, T.L. (1990). Behavior problems in children with the presenting problem of poor school performance. Journal of Pediatric Psychology, 15 (1), 329.

Verhulst, F.C., & Achenbach, T.M. (1995) Empirically based assessment and taxonomy of psychopathology: Crosscultural applications. A review. European Child and Adolescent Psychiatry, 4 (2), 6176.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

MARTURANO, E. M. ., TOLLER, G. P. ., & ELIAS, L. C. dos S. . (2005). Gênero, adversidade e problemas socioemocionais associados à queixa escolar. Estudos De Psicologia (Campinas), 22(4). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6766

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)