Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Palavras-chave:
criatividade, criança institucionalizada, institucionalização, pensamento criativoResumo
Este estudo examinou diferenças em habilidades de pensamento criativo entre 25 crianças institucionalizadas e 30 crianças não institucionalizadas, sendo 23 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. Todas responderam a um teste de natureza verbal da Bateria Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1974) e ao Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente (Urban & Jellen, 1996). Não foram observadas diferenças significativas nas medidas de pensamento criativo entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Diferença significativa entre gêneros foi observada no Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente, a favor do gênero masculino, paralelamente a uma interação entre gênero e instituição neste teste. Observou-se também uma relação positiva entre os escores dos dois testes utilizados.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. M. L. S. (1993). Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
AMABILE, T. M. (1996). Creativity in context Boulder, CO: Westview Press.
BERGER, P. L., & Luckmann, T. (1976). A construção da realidade Petrópolis: Vozes.
BOHMAN, M., & Sigvardsson, S. (1979). Long - term effects of early institutional care: A prospective longitudinal study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 20, 111-117.
CLARKE, A. M., & Clarke, A. D. B. (1986). Thirty years of child psychology: A selective review. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 27, 719-759.
CLARKE-STERWART, K. A. (1973). Interaction between mother and their young children: Characteristics and consequences. Monographs of the Society for Research in Child Development, 38, 6-7.
CSIKSZENTMIHALYI, M. (1988). The domain of creativity Trabalho apresentado no congresso de criatividade. Pitzer College, Claremont, EUA.
CSIKSZENTMIHALYI, M. (1996). Creativity New York: Harper Collins.
DACEY, J. S. (1989). Discriminating characteristics of the families of highly creative adolescents. Journal of Creative Behavior, 23, 263-271.
EIZIRIK, M. F. (1988). Instituição, educação e trabalho: elementos para uma dialética de transformação. Psicologia, Ciência e Profissão, 28-32.
GOFFMAN, E. (1987). Manicômios, prisões e conventos São Paulo: Perspectiva.
GOLOMBOK, S., & Fivush, R. (1994). Gender development Cambridge: Cambridge Press.
GUILFORD, J. P. (1950). Creativity. American Psychologist, 5, 444-454.
GUILFORD, J. P. (1975). Varieties of creative giftedness, their measurement and development. The Gifted Quarterly, 19, 285-297.
HORNER, M. S. (1972). Toward an understanding of achievement related conflicts in women. Journal of Social Issues, 28, 1071-1081.
HUNT, J. McV. (1975). Reflections on a decade of early education. Journal of Abnormal Child Psychology, 3, 275-330.
LAPASSADE, G. (1977). Grupos, organizações e instituições Rio de Janeiro: Franscisco Alves.
LOWEN, A. (1984). Prazer: uma abordagem criativa da vida São Paulo: Summus.
MANESH, Y. H., Mojdehi H., & Tashakkori, A. (1984). Short communication: Effects of environmental enrichment on the mental and psychomotor development of orphanage children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 25, 643-650.
MARTINEZ, A. M. (1999). Creatividade y genero. Estudio exploratorio de algunos aspectos de la subjetividad de mujeres creadoras mexicanas y cubanas Artigo não publicado.
MAY, R. (1982). A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
PIAGET, J. (1993). A linguagem e o pensamento da criança (6Ş ed.). São Paulo: Martins Fontes.
RIZZINI, I. (1989). A internação de crianças em estabelecimentos de menores: alternativa ou incentivo ao abandono? Espaço-Cadernos de Cultura, 11, 17-38.
ROGERS, C. (1978). Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes.
RUTTER, M. (1980). The long-term effects of early experience. Development Medicine and Child Neurology, 22, 800-815.
SILVA, C. L. (1993). Criatividade: duas formas de pensar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9, 145-155.
SMOLUCHA, F. (1992). A reconstruction of Vygotsky's theory of creativity. Creativity Research Journal, 5, 49-67.
STEIN, M. I. (1974). Stimulating creativity. Individual procedures New York: Academic Press.
STERNBERG, J. R. (1988). A three facet-model of creativity. Em R. J. Sterberg (Ed.), The nature of creativity (pp.125-147). New York: Cambridge University Press.
TABACHNICK, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics New York: Harper Collins.
TIZARD, B., & Hodges J. (1978). The effect of early institutional rearing on the development of eight year old children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 19, 99-118.
TORRANCE, E. P. (1974). Torrance Tests of Creative Thinking. Norms-Technical Manual Benseville, IL: Scholastic Testing Service.
TORRANCE, E. P. (1987). Teaching for creativity. Em S. G. Isaksen (Ed.), Frontiers of creativity research: Beyond the basics (pp. 189-215). Buffalo, NY: Bearly Limited.
URBAN, K. K., & Jellen, H. G. (1996). Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP). Manual Frankfurt: Swets & Zeitlinger.
VYGOTSKY, L. S. (1990). Imagination and creativity in childhood. Soviet Psychology, 28, 84-95.
WACHS T. P., & Gruen G. E. (1982). Early experience and human development New York: Plenum Press.
WALLON, H. (1995). As origens do caráter na criança São Paulo: Nova Alexandria.
WEBER, L. N. D., & Kossobudszki, L. M. M. (1996). Filhos da solidão: institucionalização, abandono e adoção Curitiba: Governo do Estado do Paraná
YAROSHEVSKII, M. G. (1987). The psychology of creativity and creativity in psychology. Soviet Psychology, 25, 22-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Gomes de SOUSA FILHO, Eunice M. L. SORIANO ALENCAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.