Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas

Autores

  • Paulo Gomes de SOUSA FILHO Universidade Católica de Brasília
  • Eunice M. L. SORIANO ALENCAR Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

criatividade, criança institucionalizada, institucionalização, pensamento criativo

Resumo

Este estudo examinou diferenças em habilidades de pensamento criativo entre 25 crianças institucionalizadas e 30 crianças não institucionalizadas, sendo 23 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. Todas responderam a um teste de natureza verbal da Bateria Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1974) e ao Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente (Urban & Jellen, 1996). Não foram observadas diferenças significativas nas medidas de pensamento criativo entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Diferença significativa entre gêneros foi observada no Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente, a favor do gênero masculino, paralelamente a uma interação entre gênero e instituição neste teste. Observou-se também uma relação positiva entre os escores dos dois testes utilizados.

Downloads

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. (1993). Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

AMABILE, T. M. (1996). Creativity in context Boulder, CO: Westview Press.

BERGER, P. L., & Luckmann, T. (1976). A construção da realidade Petrópolis: Vozes.

BOHMAN, M., & Sigvardsson, S. (1979). Long - term effects of early institutional care: A prospective longitudinal study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 20, 111-117.

CLARKE, A. M., & Clarke, A. D. B. (1986). Thirty years of child psychology: A selective review. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 27, 719-759.

CLARKE-STERWART, K. A. (1973). Interaction between mother and their young children: Characteristics and consequences. Monographs of the Society for Research in Child Development, 38, 6-7.

CSIKSZENTMIHALYI, M. (1988). The domain of creativity Trabalho apresentado no congresso de criatividade. Pitzer College, Claremont, EUA.

CSIKSZENTMIHALYI, M. (1996). Creativity New York: Harper Collins.

DACEY, J. S. (1989). Discriminating characteristics of the families of highly creative adolescents. Journal of Creative Behavior, 23, 263-271.

EIZIRIK, M. F. (1988). Instituição, educação e trabalho: elementos para uma dialética de transformação. Psicologia, Ciência e Profissão, 28-32.

GOFFMAN, E. (1987). Manicômios, prisões e conventos São Paulo: Perspectiva.

GOLOMBOK, S., & Fivush, R. (1994). Gender development Cambridge: Cambridge Press.

GUILFORD, J. P. (1950). Creativity. American Psychologist, 5, 444-454.

GUILFORD, J. P. (1975). Varieties of creative giftedness, their measurement and development. The Gifted Quarterly, 19, 285-297.

HORNER, M. S. (1972). Toward an understanding of achievement related conflicts in women. Journal of Social Issues, 28, 1071-1081.

HUNT, J. McV. (1975). Reflections on a decade of early education. Journal of Abnormal Child Psychology, 3, 275-330.

LAPASSADE, G. (1977). Grupos, organizações e instituições Rio de Janeiro: Franscisco Alves.

LOWEN, A. (1984). Prazer: uma abordagem criativa da vida São Paulo: Summus.

MANESH, Y. H., Mojdehi H., & Tashakkori, A. (1984). Short communication: Effects of environmental enrichment on the mental and psychomotor development of orphanage children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 25, 643-650.

MARTINEZ, A. M. (1999). Creatividade y genero. Estudio exploratorio de algunos aspectos de la subjetividad de mujeres creadoras mexicanas y cubanas Artigo não publicado.

MAY, R. (1982). A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

PIAGET, J. (1993). A linguagem e o pensamento da criança (6Ş ed.). São Paulo: Martins Fontes.

RIZZINI, I. (1989). A internação de crianças em estabelecimentos de menores: alternativa ou incentivo ao abandono? Espaço-Cadernos de Cultura, 11, 17-38.

ROGERS, C. (1978). Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes.

RUTTER, M. (1980). The long-term effects of early experience. Development Medicine and Child Neurology, 22, 800-815.

SILVA, C. L. (1993). Criatividade: duas formas de pensar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9, 145-155.

SMOLUCHA, F. (1992). A reconstruction of Vygotsky's theory of creativity. Creativity Research Journal, 5, 49-67.

STEIN, M. I. (1974). Stimulating creativity. Individual procedures New York: Academic Press.

STERNBERG, J. R. (1988). A three facet-model of creativity. Em R. J. Sterberg (Ed.), The nature of creativity (pp.125-147). New York: Cambridge University Press.

TABACHNICK, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics New York: Harper Collins.

TIZARD, B., & Hodges J. (1978). The effect of early institutional rearing on the development of eight year old children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 19, 99-118.

TORRANCE, E. P. (1974). Torrance Tests of Creative Thinking. Norms-Technical Manual Benseville, IL: Scholastic Testing Service.

TORRANCE, E. P. (1987). Teaching for creativity. Em S. G. Isaksen (Ed.), Frontiers of creativity research: Beyond the basics (pp. 189-215). Buffalo, NY: Bearly Limited.

URBAN, K. K., & Jellen, H. G. (1996). Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP). Manual Frankfurt: Swets & Zeitlinger.

VYGOTSKY, L. S. (1990). Imagination and creativity in childhood. Soviet Psychology, 28, 84-95.

WACHS T. P., & Gruen G. E. (1982). Early experience and human development New York: Plenum Press.

WALLON, H. (1995). As origens do caráter na criança São Paulo: Nova Alexandria.

WEBER, L. N. D., & Kossobudszki, L. M. M. (1996). Filhos da solidão: institucionalização, abandono e adoção Curitiba: Governo do Estado do Paraná

YAROSHEVSKII, M. G. (1987). The psychology of creativity and creativity in psychology. Soviet Psychology, 25, 22-44.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Como Citar

SOUSA FILHO, P. G. de ., & M. L. SORIANO ALENCAR, E. . (2003). Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Estudos De Psicologia (Campinas), 20(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6680