Representação mental das relações de apego de um indivíduo diagnosticado com transtorno depressivo maior

Autores

  • Celina Monteiro AZEVEDO UFPA
  • Lília Nazaré de Souza NASCIMENTO UFPA
  • Marco Aurélio Valle de MORAES UFPA
  • Airle Miranda de SOUZA UFPA

Palavras-chave:

Representação Mental, Relações de Apego, Família, Depressão

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a representação mental das relações de apego de um indivíduo diagnosticado com Transtorno Depressivo Maior. Estudos anteriores sugerem ligação entre relações de apego estabelecidas no grupo familiar e modelos patológicos de funcionamento. Realizou-se um estudo de caso com um paciente do sexo feminino que apresentava o referido transtorno, atendida no Ambulatório de Ansiedade e Depressão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Foram realizadas oito (08) entrevistas domiciliares. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) Roteiro de Entrevista; b) Desenho da Família; c) Escala de Freqüência de Sinais Específicos; e d) Escala Global. Os resultados sugeriram o estabelecimento de relações de apego ansioso e evitante, revelando uma patologia global muito alta. Portanto, destacamos a importância de um ambiente familiar que ofereça atenção e cuidados a seus membros, propiciando segurança e favorecendo saúde biopsicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACKERMAN, N. W. (1986). Diagnóstico e Tratamento das Relações Familiares Porto Alegre: Artes Médicas.

ANZIEU, D. (1978). Os Métodos Projetivos. Rio de Janeiro: Campus.

ASSUMPÇÃO Jr., F.B. & Sprovieri, M.H. (1995). Contexto Sócio-Familiar e Eventos Vitais Significativos na Evolução das Doenças Mentais. Insight, Ano V. Nş 53, p. 23-27, julho.

AZEVEDO, C.M. & SOUZA, A.M. Desenho da Família: Um Estudo de Caso da Representação Mental da Relação de Apego em Pacientes que Apresentam Transtorno Ansioso e em Pacientes que Apresentam Transtorno Depressivo. XIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará Belém/PA, 2002.

BOWLBY, J. (1988). Cuidados Maternos e Saúde Mental (2 ed). São Paulo: Martins Fontes.

BOWLBY, J. (1998). Perda: Tristeza e Depressão (3 ed). Vol. 3 da Trilogia Apego e Perda. São Paulo: Martins Fontes.

BOWLBY, J. (1989). Uma Base Segura: Aplicações Clínicas da Teoria do Apego. Porto Alegre: Artes Médicas.

CECCONELLO, A. M. & Koller, S. M. (1999). Avaliação da Representação Mental da Relação de Apego Através do Desenho da Família: Um Estudo com Crianças Brasileiras. Arquivos Brasileiros de Psicologia Rio de Janeiro: Imago Editora, Vol. 51, Nş 4, 1999, pp. 39-51.

CECCONELLO, A. M.; Krum, F.M.B. & Koller, S.M. (2000). Indicadores de Risco e Proteção no Relacionamento Mãe-criança e Apego. Psico Porto Alegre, Vol. 31, Nş 2 Jul/Dez, pp. 81-121.

CHESS, S. & Hassibi, M. (1982). Princípios e Práticas da Psiquiatria Infantil Porto Alegre: Artes Médicas.

GOMES, I.C. (1999). O Uso de Técnicas Projetivas no Processo Psicodiagnóstico Infantil como Auxiliares no Entendimento do Sintoma da Criança e no Encaminhamento. Perfil . Nş 12. São Paulo, p. 89-97.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS - DSM IV. 4ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PONTES, F.A.R.; Dubois, M.J.C. & Silva, S.S.C.(1999). Relação Mãe-Criança e Desenvolvimento. Humanitas. Belém, v. 15. Nş 2, p. 181-192, jul./dez.

SILVA, J.A.C. (1990). Acontecimentos de Vida e Depressão. Informação Psiquiátrica V. 9. Nş 2, p.59-72.

SOARES, L.S.C. (1998). Doença x Família: Um Enfoque Psicossomático. Insight Ano VII, nş 82, março.

SOUZA, A. M. (2001). Pânico, Agorafobia e Ansiedade de Separação: O Revelar do Comportamento de Apego. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2003-08-31

Como Citar

AZEVEDO, C. M. ., NASCIMENTO, L. N. de S. ., MORAES, M. A. V. de ., & SOUZA, A. M. de . (2003). Representação mental das relações de apego de um indivíduo diagnosticado com transtorno depressivo maior. Estudos De Psicologia, 20(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6675